Reza a lenda que Santo Antônio é o santo casamenteiro, que por consequência, entende muito bem os problemas sentimentais e materiais dos seres humanos, assim como os exus. Por isso aconteceu esse sincretismo.
Santo Antonio é tido como santo casamenteiro, assim, pode-se conjecturar uma ligação (mas não o sincretismo) de Santo Antônio com Exu porque o matrimônio sela um compromisso de continuidade dos homens (pela família).
Exu é o movimento, a dinâmica da vida, promovendo a interação entre Criador e criaturas (comunicação) e a perpetuação dos seres (reprodução).
O símbolo deste Orixá é o falo - órgão sexual masculino -, representando a fertilidade. Suas características controversas – provocador, brincalhão, astuto, sensual – o associaram à figura bíblica de Satanás.
Por ferir a moral cristã, a Umbanda não o aculturou como divindade; cultua apenas espíritos homônimos de características análogas – os exus e pombogiras, devoltando-lhes homenagens em dia 13/6.
O Orixá Exu
(Bará, Elegbá, Elegbará ou Aluvaiá).
Tantas fez que foi expulso de casa.
Saiu vagando pelo mundo, e então o país ficou na miséria, assolado por secas e epidemias.
O povo consultou Ifá, que respondeu que Exu estava zangado porque ninguém se lembrava dele nas festas; e ensinou que, para qualquer ritual dar certo, seria preciso oferecer primeiro um agrado a Exu.
Desde então, Exu recebe oferendas antes de todos os Orixás, mas tem que obedecer aos outros Orixás.
Exu está em todos os locais; é o próprio movimento.
É o senhor dos caminhos, da virilidade, do sexo, dos sentidos, da força de viver
Na Umbanda, os falangeiros (Guias representantes) de Exu trazem na frente de seus nomes o próprio nome do Orixá: Exu ou Pomba-gira (que é uma corruptela da palavra congolesa bombogira, que é a representação de Exu em forma feminina).
São exemplos de alguns falangeiros (Guias representantes) de Exu na Umbanda:
Exu das Sete Encruzilhadas,
Exu Pé de Ferro,
Exu Veludo,
Exu Marabô, ... (Exus Masculinos);
Pomba-gira Maria Padilha, Maria Molambo, Maria Quitéria, ... (Exus Femininos).
As vezes, pelos fato dos falangeiros (Guias representantes) de Exu utilizarem o seu nome do Orixá, Exu na frente de seus nomes, pode causar alguma confusão entre os praticantes da Umbanda, pois confundem o guia com o Orixá.
Isso já não acontece no Candomblé, pois não existe o trabalho de Guias representantes, só do Orixá e suas qualidades (dijinas).
Exu é o Orixá de ligação entre os homens e os outros Orixás.
Fato este que o coloca muito próximo dos homens, quase como numa cumplicidade ou proteção.
É como se ele estivesse sempre em contato constante com os homens, fazendo parte de suas vidas, desejos, ambições, sonhos, alegrias, tristezas, ...
Por essa intimidade com os homens ele é chamado carinhosamente de Cumpadre.
No sincretismo Judaico-Cristão Exu foi associado a imagem de Santo Antônio, mas pejorativamente, por suas características e cores, foi associado também ao Diabo, a Satanás. Essa é uma associação que é, além de injusta, é ignorante, pois Exu é o próprio sentido da vida, da criação, do amor, do bem viver.
Características do Orixá Exu:
DIA DA SEMANA Segunda-feira. CORES Preto e vermelho. SÍMBOLOS Tridente e/ou bastão (opa ogó). ELEMENTO Fogo. PLANTAS Pimenta, capim tiririca, urtiga. Arruda, salsa, hortelã. ANIMAIS Bode. METAL Bronze, ferro (minério bruto). COMIDAS Farofa de dendê, bife acebolado, picadinho de miúdos. | BEBIDAS Cachaça. SINCRETISMO Santo Antônio (13/06) . FUMO Charutos. DOMÍNIOS (variados) Passagens, encruzilhadas, caminhos, portas, entrada das casas. O QUE FAZ Vigia as passagens, abre e fecha os caminhos. Por isso ajuda a resolver problemas da vida fora de casa e a encontrar caminhos para progredir. Além disso, protege contra perigos e inimigos. QUEM É Elo de ligação entre os homens e os Orixás; senhor da vitalidade; do sexo; da alegria, da vida, das sensações. CARACTERÍSTICAS Apaixonado, esperto, criativo, persistente, impulsivo, brincalhão, amigo. |
EXU PARA JORGE AMADO
Salvador, 17 de maio de 1993
NÃO SOU PRETO, BRANCO OU VERMELHO TENHO AS CORES E FORMAS QUE QUISER. NÃO SOU DIABO NEM SANTO, SOU EXU! MANDO E DESMANDO, TRAÇO E RISCO FAÇO E DESFAÇO. ESTOU E NÃO VOU TIRO E NÃO DOU. SOU EXU. PASSO E CRUZO TRAÇO, MISTURO E ARRASTO O PÉ SOU REBOLIÇO E ALEGRIA RODO, TIRO E BOTO, JOGO E FAÇO FÉ. SOU NUVEM, VENTO E POEIRA QUANDO QUERO, HOMEM E MULHER SOU DAS PRAIAS, E DA MARÉ. OCUPO TODOS OS CANTOS. SOU MENINO, AVÔ, MALUCO ATÉ POSSO SER JOÃO, MARIA OU JOSÉ SOU O PONTO DO CRUZAMENTO. DURMO ACORDADO E RONCO FALANDO CORRO, GRITO E PULO FAÇO FILHO ASSOBIANDO SOU ARGAMASSA DE SONHO CARNE E AREIA. SOU A GENTE SEM BANDEIRA, O ESPETO, MEU BASTÃO. O ASSENTO? O VENTO!.. SOU DO MUNDO,NEM DO CAMPO NEM DA CIDADE, NÃO TENHO IDADE. RECEBO E RESPONDO PELAS PONTAS, PELOS CHIFRES DA NAÇÃO SOU EXU. SOU AGITO, VIDA, AÇÃO SOU OS CORNOS DA LUA NOVA A BARRIGA DA RUA CHEIA!... QUER MAIS? NÃO DOU, NÃO TOU MAIS AQUI
Mario Cravo
A saudação a Exu é:
- Laroyê, Exu! ( “Salve, Exu! “).
Texto copiado do site: http://www.umbanda.etc.br/orixas/orixa_exu.html
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