Dia 26 de Outubro - Agenda Mágica





Dia da Grande mãe Negra

Hoje é mais um dia dedicado à Grande Mãe que nunca abandona os seus filhos.
Você pode enxergar a Grande Mãe hoje de maneiras muito sutis e mágicas, basta estar atento e aberto.
Acenda em sua honra uma vela verde e seja especialmente gentil com todos hoje.


Antiga celebração egípcia das sete divindades Kine, descritas como precursoras de Hathor, originárias das deusas assírias com cabeças de vaca. Essas deusas eram representadas ou com um disco solar entre os chifres ou com cabeça de vaca e corpo de mulher.
Por terem criado o universo, elas detinham o poder de vida e de morte, determinando os destinos dos homens e protegendo, principalmente, as mulheres e as crianças.

Hathor possuía vários títulos, entre eles o de Vaca Celestial, Rainha do Céu e da Terra, Mãe da Luz e Guardiã dos Cemitérios.
Hathor era a mãe do deus solar Ra, assim como de outras diversas divindades.
Nas celebrações, suas estátuas eram expostas aos raios solares enquanto as pessoas, adornadas de flores, cantavam e dançavam o dia todo, celebrando os prazeres e as alegrias da vida.

 
Hathor era deusa das mulheres, do céu, do amor, da alegria, do vinho, da dança, da fertilidade e da necrópole de Tebas, ela era mãe adotiva de Hórus dando alimento a ele enquanto Ísis escondia ele de Set, Hathor era conhecida como a dama da embriaguez e por isso muito celebrada em festas.
Hathor era conhecida como uma deusa muito poderosa sendo que o faraó era reconhecido como filho de Hathor ou seu consorte,
Hathor é personificação das forças benéficas do céu, depois de Ísis é a deusa mais venerada no Egito.
Hathor depois de Hórus estar maior foi reconhecida, como amante de Hórus, as mulheres solteiras oravam a Hathor para enfeitiçar seus espelhos de metal (pois acreditavam que era uma maneira de seduzir os homens).
Hathor se disfarçava de várias formas todas muito parecidas, uma era como uma mulher com chifres na cabeça portando o disco solar, outra era como uma mulher com orelhas de vaca, também como uma mulher com cabeça de vaca portando o disco solar, ou como uma vaca com o disco solar e plumas nos chifres.


texto copiado de Histórias Mitológicas 




Na Escandinávia, celebrava-se Nat, a noite, deusa da Lua, da noite, dos metais, das estrelas e dos planetas.
Nat era representada atravessando o céu em sua carruagem feita de todos os metais e adornada com pedras preciosas.
Ela conferia a inspiração e a criatividade e, quando invocada, removia as preocupações e a tristeza.

Comemoração da deusa irlandesa Macha, a tríplice manifestação da Grande Mãe como atleta, guerreira e rainha.
Segundo alguns historiadores, Macha era uma faceta de Morrigan ou Badb, ambas deusas da guerra, cujos animais sagrados também eram os corvos.
Macha regia os pilares nos quais eram empaladas as cabeças dos guerreiros mortos em combate, originando assim, o culto celta da cabeça.

copiado de Teia de Thea

Um comentário:

  1. Dia 26 de outubro é o dia do meu aniversário...
    Parabéns pelo teu blog, que encontrei ao acaso.
    Bj

    James Pizarro

    ResponderExcluir