04 de Maio - Calendário Mágico



Dia de Shella Na Gig

Protetora dos humildes é uma divindade irlandesa.
Faça algo de coração hoje para os humildes.
Suas boas ações são a magia mais poderosa que pode realizar.

Antiga deusa do nascimento e da morte, a risonha Sheila Na Gig com as duas mãos segurando aberta a sua yoni, adornava muitos portais de igrejas até ser derrubada ou destruída pelos ofendidos...
Os celtas reverenciavam oo poser sagrado dos orgãos genitais femininos, e usavam esculturas que o representavam como símbolo de proteção.
Aqui Shella Na gig é retratada com a face da Deusa anciã em toda a sua glória e sabedoria.
Ela é retratada como uma 'hag' (sinônimo de bruxa, mulher velha) com cabeça e vulva desproporcionais ao corpo cadavérico, seios pendentes e murchos, e face que ora é assustadora ou sofrida, ora é de uma vivacidade notável.
Shella seria um nome comum nas ilhas britânicas e também designaria mulher, dama ou senhora. o termo 'Gig' vem do nórdico e está relacionado à raça de gigantes (que, curiosamente habitou a escócia de acordo com as lendas).
Shella, no entanto, não é apenas o nome de uma deusa, mas o nome de uma categoria de imagens muito presentes nas portas de inúmeras igrejas e castelos, em sua maioria nas ilhas britânicas, e também no continente europeu.
No contexto das górgonas ou figuras monstruosas que ficam às passagens, os estudos indicam que seu uso é para proteger contra a presença do mal ou assustar demônios.
Shella não é uma deusa que celebra a sexualidade enquanto ato ou sentimento, mas enquanto possibilidade de encarnar, de concretizar, de materializar (uma criança, uma mudança de vida, uma idéia).
Texto retirado do blog:anfibia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário