Dia 06 de junho - Dia de Bendis, deusa lunar.





Bendidia - DIA DE BENDIS Antiga Trácia: Dia de Bendis, deusa lunar Bendis é a deusa da Lua na Trácia e oferece vidência, magia e proteção àqueles que a procuram. Hoje, dê um presente a Bendis. Faça um bolo com ingredientes brancos (farinha, leite, clara de ovos, açucar...). Deixe o bolo durante toda a noite no batente da janela, de preferência à luz da Lua. No dia seguinte, enterre-o.
Na República de Platão, esta deusa da Capadócia similar a Gaia, a Mãe Terra, é retratada vestindo um boné Phyrgian, o manto e a túnica curta de uma caçadora de pele  e de botas e carregando uma lança.

No ritual em sua homenagem, as mulheres oferecer-lhe trigo.

Texto abaixo copiado do site Poeira Cósmica:

BENDÍDIA – festival realizado na Trácia, dedicado à Bendi, deusa da lua e da fertilidade, que corresponde a Ártemis. 
O festival consistia de corridas de cavalos e de procissões indo para o templo de Pireus.
Nos ritos e Mistérios de Bendis: oferecia-se bolos em forma de Lua nas encruzilhadas e também rolavam orgias regadas a bebidas e boa comida, o que a associa ao êxtase do  Senhor Dionísio...
Existe um feitiço com a participação de Benedida: Este encanto é destinado a recuperar objetos perdidos:

“Primeiro escreva “Benedida” num pedaço de papel, dobre-o, agite-o no ar, fechando-o”. À medida que for enrolando o papel diga solenemente: “Benedida, Você está presa aqui e não deixarei Você sair, se não devolver (diga qual objeto perdido).” Segure com força o papel e coloque-o cuidadosamente enrolado (para Benedida não escapar,) sob a perna de uma cadeira pesada. Depois volte a procurar o objeto perdido. È tiro e queda!


Outro feitiço envolvendo Benedidia é tradicional para a Véspera de Ano Novo. 
Sente-se à mesa do jantar, com uma romã cortada  e uma tira de papel branco dobrado ao meio, esperando o relógio dar Meia-Noite. 
A cada toque, pegue uma semente da romã, morda-a dizendo: 
“Benedida! Traga-me dinheiro!”, então deixe a semente na tira de papel, dobrando-o mais uma vez. 
Após as 12 badaladas, guarde o papel na carteira para atrair dinheiro durante o ano.

No segundo feitiço, o uso da romã mostra a relação da Mãe Lua ( Bendis ou Hécate)  ajudando a Mãe-Terra (Deméter) a encontrar sua filha, Perséfone , da mesma maneira em que associa o reino de Hades às riquezas.
O primeiro feitiço mostra a relação da Deusa Bendis com o povo das fadas (ou lasas) , que gostam de pegar “emprestado” as coisas das pessoas ao redor das quais vivem), e mostrar a relação de Hécate como Rainha dos daemos ( gênios) que tremem ao ouvirem a Voz Dela!!!
Bendis assim como a Trivia, é uma Deusa Donzela que consegue atravessar o Reino das Sombras e sabe (como uma Avó Sábia) localizar objetos perdidos em qualquer plano!!



Texto abaixo copiado do site : A Tocha de Hécate


 Bendis foi uma Antiga Deusa Lunar da Trácia,Senhora da Fertilidade e Caçadora Noturna associada com Ártemis, Hécate e Perséfone.
 
BENDÍDIA - era o nome dado ao festival realizado na Trácia, dedicado à Bendi, deusa da lua e da fertilidade, que corresponde a Ártemis. 
O festival consistia de corridas de cavalos e de procissões que se dirigiam para o templo de Pireus.



O texto do site Theoi fala (basicamente)  tb que Bendis se assemelha à Selene, Deusa da Lua Cheia, Senhora da Magia  e Rainha dos Céus para os gregos!!!

Características:
Animais sagrados: cavalos e raposas
Dia da Semana: Segunda-Feira
Metal: Prata
Cristais: Pedra-da-Lua
Oferendas: bolos em formato de lua (crescente ou cheia) e relações sexuais ardentes (WOW!)
Enfim, é uma Deusa que também está presente em famílias de bruxas celtibericas de Portugal e possivelmente em famílias da stregha italiana!!!


Texto abaixo copiado do blog Agenda Esotérica

Bendis era representante do poder destruidor da lua minguante e dos mistérios da noite e da escuridão.
Segundo a tradição, esta Deusa também proporcionava a vidência, a magia e a proteção àqueles que a procuravam.
Costumavam-se fazer oferendas a ela nas encruzilhadas com bolos em forma de meia-lua.

Mais tarde, esta Deusa foi sincretizada com outras deusas lunares, como Ártemis e Hécate. Há referências desse Festival à época de Platão em que um dos eventos noturnos contava com uma corrida de cavalos com os cavaleiros segurando tochas.
Era o que se podia chamar de “corrida das tochas”. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário