A Libélula

A libélula é um elemental encantado que aparece diante dos nossos olhos, para lembramos que muitas vezes a mudança é necessária.
Que as ilusões devem ser deixadas para trás, para podermos compreender que a esperança anda de mãos dadas com a vitória e, que para isso basta um pouco de sabedoria e coragem para poder lutar nossas guerras interiores e sair vitoriosos no final.
 
Que a Libélula dissipe as ilusão que precisão ser dissapadas para que os ventos das mudanças aconteçam em sua plenitude.

Significado: Ilusão, Ventos da Mudança, Comunicação com o Mundo Elemental, Esperança e Magia.
 
Evocada para amadurecer as idéias, clareza mental, autocontrole. 
Para tornar a vida mais leve, novas perspectivas, mudanças. 
Conexão com espíritos da natureza, enxergar através da ilusão, ir buscar a nossa própria luz, enxergar as maravilhas da vida, misticismo, para trabalhar cromoterapia.
 
A libélula, representa o espírito selvagem e livre.  
É o poder de luz.
A libélula habita dois reinos: ar e água, e passa a influência de ambos elementos.
 
Na astrologia americana nativa, ou a astrologias das tribos indígenas, o espírito de libélula significa que você tem que fazer um esforço para expressar suas esperanças, sonhos, necessidades e desejos conscientemente. 
O espírito de libélula é a essência dos ventos de mudança, as mensagens de sabedoria e esclarecimento, a comunicação do mundo elemental.
Ela representa o medicamento para os seus hábitos que precisam mudar e mutar-se em libélula para se guiar pelas névoas da ilusão rumo a uma transformação positiva.
 
A energia da Libélula relaciona-se com os sonhos e as ilusões que aceitamos como sendo realidade concreta. 
A iridescência das asas da Libélula nos desvela cores fascinantes, bastante diversas daquelas que sempre encontramos na vida cotidiana. 
A energia, a forma e as cores sempre cambiantes da Libélula explodem na mente do observador, evocando um tempo pretérito em que imperava a magia.


Xamãnismo
 
Segundo o xamanismo, a libélula é o Animal do Poder. 
O poder de cura da Libélula relaciona-se com os sonhos e ilusões que aceitamos como realidade. 
Avisa que devemos procurar em nós, os hábitos que precisamos mudar para alcançarmos a evolução. 
 
Ela nos lembra que devemos dar graças ao alimento que comemos e que sustenta nosso corpo. 
Devemos procurar demolir as ilusões que nos acorrentam, restringindo nossas ações ou idéias.
 Lembra-nos principalmente da necessidade de mudança que temos de nos empenhar para conseguirmos alcançar o que pretendemos na nossa vida. 
Se você sente a necessidade por mudança, então chame a Libélula para o guiar pelas névoas da ilusão para o caminho da transformação. 
Aplique a arte da ilusão para resolver seus problemas, e lembre-se que as coisas nunca são completamente como elas parecem. 
Ao se sentir infeliz, é sinal de que você perdeu o seu ponto de referência ao seguir idéias alheias e vive num mundo ilusório. 
Siga a Libélula em seu interior onde magia ainda está viva, e beba profundamente de seu poder. 
Esta habilidade sempre está mudando, e lhe dá o conhecimento que você é responsável por tudo que cria em sua vida.
Lembre-se de que as coisas jamais são exatamente aquilo que parecem ser e tente perceber de que forma você pode empregar as artes do ilusionismo para resolver seus problemas.
 
Deusa:
Ix Chel é a Deusa Lua adorada pelos maias da península do Yucatán. 
A libélula é um de seus animais. 
Segundo a mitologia, quando ela quase foi morta pelo seu avô por tornar-se amante do Sol, a libélula cantou sobre ela até que se recuperasse. 
Seu lado suave é o de deusa do arco-íris, estando também relacionada às mulheres grávidas, à fertilidade e aos nascimentos. Por isso há imagens onde ela segura uma lebre, pois além deste animal ter relação com a fertilidade em várias culturas, diz-se que ao olhar à lua cheia podemos perceber uma marca em forma de lebre.
Também aparece relacionada à serpente que aparece sempre em sua cabeça nas estatuetas e desenhos meso-americanos. 
No seu lado sombra, é destruidora, cruel, e rege manifestações destrutivas da natureza como inundações, por exemplo.
É a deusa relacionada à criatividade, à tecelagem, à saúde, à medicina. 
Sua influência é notada nas chuvas, nas marés, no tempo de lua da mulher, nas fases da lua, em nossa intuição, em nossa luz e sombra, na vida e na morte.
Foto: gt_schild
 
Algumas lendas afirmam que a Libélula foi um dia um Dragão (por esse motivo também é conhecida com o nome de Dragonfly: Dragão voador), com escamas coloridas similares àquelas encontradas nas asas da Libélula. 
O Dragão era muito sábio e voava pela noite escura, espargindo a luz com seu hálito de fogo. 
Foi seu hálito de fogo que trouxe para nosso mundo a arte da magia e a ilusão de mudar de forma. 
Todavia, chegou o dia em que o Dragão sucumbiu à própria ilusão ao deixar-se enganar pelo ardiloso Coiote, que o convenceu a mudar de forma para provar que possuía de fato poderes mágicos. 
O Dragão aceitou o desafio do Coiote, adquirindo a forma que tem hoje a Libélula, mas, ao aceitar este desafio movido pela vaidade, o Dragão perdeu seus poderes mágicos e não pôde mais retomar à sua forma primordial.
 
A Libélula expressa a essência dos tempos de mudança, das mensagens de iluminação e sabedoria, e a comunicação com o mundo dos elementais – composto por uma miríade de pequenos espíritos da natureza, presentes nas plantas, na terra, no fogo, na água e no ar.
 
Fonte da pesquisa: http://busca-interior.blogspot.com/2010/09/o-misterio-da-libelula.html
Foto: gt_schild
Copiado de http://naturezadeluanegra.blogspot.com.br/2012/03/libelula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário