Dia 7 de maio - Agenda Mágica



Celebração egípcia de Anuket, antiga deusa das águas e da fertilidade da Terra

Seu emblema era o búzio, sendo representada com quatro braços. 

Como símbolo da união da polaridade masculina e feminina, seu nome era "A Una". 

Criada por si mesma, Anuket era virgem; no entanto, gerou o deus solar Ra. 

Ela era invocada durante inundações do Nilo, nos templos de Aswan e da ilha de Seheil.

copiado de Teia de Thea




Ela é filha de Satis, a Deusa das inundações do Nilo, e Khnum, deus da nascente do Nilo. Anuket também foi associada com coisas que se moviam rapidamente, como flechas e gazelas, e foi por vezes retratada como uma gazela ou com a cabeça de uma gazela. Outras representações mostram-na como uma mulher usando uma coroa coberta com penas de avestruz.  
O nome Anuket significa "abraçar", também é visto como ANKET, ANQET e ANUKIS, e seus títulos são: Doadora da Vida, Senhora da Vida, Provedora dos Campos, mãe do Rei.

Anuket antiga deusa egípcia (também conhecida como Anket, Anqet, Anjet ou Anukis) era a personificação do rio Nilo como "Provedor dos Campos".  
Ela também era uma deusa da caça e era adorada como uma divindade protetora da   parturiente.
Anuket and Isis with Ptolemy II  at the temple of Isis, Philae copyright Olaf TauschEla foi amplamente cultuada na Núbia, e lhe foi dado o título de "Senhora da Núbia".

  Anuket e Satet estavam ligadas às uréias (a cobra real da coroa do deus ). Durante o Reino Novo , ela foi colocada na tríade Abu com Khnum e Satet.  
Estas três divindades da água protetoras das cataratas do Nilo e da área onde os egípcios acreditavam ser a fonte do Nilo.  
Em tempos posteriores, ela foi identificada com Neftis no templo "Per-Mer", devido às ligações Satet com a deusa Isis e a ligação de  Khnum com Osíris .
No entanto, tanto Satet e Anuket estão intimamente ligados à Isis, que assumiu os atributos das águas férteis do Nilo, bem como sendo uma forma da estrela Sirius.
Anuket era geralmente descrita como uma mulher vestindo um cocar feito tanto de juncos ou de penas de avestruz, muitas vezes segurando um cetro e com o simbolo Ankh , e ocasionalmente mostrada acompanhada de uma gazela.
The Elephantine triad: Satet, Anuket and Khnum
Seu nome significa "abraço" e pode ter originalmente se referido  ao "abraço das águas da inundação".  
Ela também foi retratada amamentando o faraó durante o Novo Reino, e se tornou a deusa da luxúria durante os períodos posteriores.  
Nesta forma, ela ganhou associação com búzios, que se assemelham a vagina.  
O Festival de Anuket era realizado quando a inundação começava.  
As pessoas jogavam moedas, jóias, ouro e presentes preciosos no rio Nilo para agradar a deusa.

uma mulher usando uma coroa de juncos e penas de avestruz, muitas vezes acompanhada de uma gazela.
 
Descrição: Anuket era mais provável uma deusa importada da Núbia, e era adorado como o "alimentadora dos campos", referindo-se à inundação anual do Nilo, que depositava uma camada de lodo rico em áreas agrícolas.  
Ela formou uma tríade com Khenmu e Satis , e em tempos depois foi identificada com Neftis .  
Seu nome significa "abraçar" e pode referir-se às margens do Nilo, que anualmente inundam  os campos para trazer fertilidade à terra.
Adoração: adorada em toda  Núbia, seu centro de culto egípcio estava em Elefantina.
 
textos retirados dos sites:

http://www.teiadethea.org/?q=node/96

http://www.ancientegyptonline.co.uk
http://www.touregypt.net
http://www.goddesses-and-gods.blogspot.com
 


Um comentário:

  1. Olá , prazer sou aluninha ...
    Gosto muito dos temas místicos ; porem não entendo nada ... estou escrevendo um livro e com seu blog espero ter oportunidade de aprender um pouco e como já vejo terei sim !

    ResponderExcluir