dia de Shekinah


"Shekinah significa" presença de Deus "e se relaciona com o aspecto feminino da Santíssima Trindade. 

É a energia que santifica a partir da dimensão da matéria ou do Espírito Santo. 
Shekinah é a manifestação visível da presença divina. 
Um lugar dentro do Antigo Testamento, ela apareceu como a nuvem que seguiu os filhos de Isreal no deserto. "
Kythera Ann
O Espírito Santo = ShekinahEntre os Hebreus um dos nomes tradicionais de Deus é a Shekinah, e, curiosamente, é um substantivo feminino.  

Muitos hebreus viam-na como a mãe ou o aspecto feminino de Deus.  
Os primeiros escribas (mais tarde chamados de rabinos), acrescentaram Shekinah nos versículos bíblicos onde o verbo = shakhan  é usado em relação a Deus.  
Shakhan literalmente significa "habitar" ou "viver com", ou mesmo "para armar tenda de cada um." 
Assim,  Shekinah significa o Deus-que-Habita-Dentro, e esse conceito desenvolveu-se principalmente após a destruição do Templo de Salomão em 587 aC, especialmente por que ofereceu esperança a um povo perdido no exílio amargo.  

Para consolar o povo de Israel na diáspora, a presença reconfortante e leal de Shekinah surgiu.  
No Talmud diz: 
"Eles foram exilados na Babilônia, Shekinah estava com eles.
 Eles foram exilados no Egito, Shekinah estava com eles.".
Além disso, está em Lamentações 1, 5, 
"Seus filhos serão levados para o cativeiro", e imediatamente após (1,6), 
"De Sião seu esplendor é partido." (Observe o uso do "lhe" por Deus e "esplendor" é também uma das formas de descrever Shekinah). 
Outros termos que se referem a Shekinah são "a glória" e "brilho", e ela era a nuvem de dia e a coluna de fogo durante a noite que conduzia os israelitas através do deserto do Sinai.  
Ela também está intimamente relacionada com a tradição de Sophia na Bíblia hebraica (Antigo Testamento) em Provérbios e outros livros.  
Sophia (um substantivo feminino grego) é o aspecto (feminino) da Sabedoria de Deus. Como um mestre de sabedoria, Jesus foi muito intimamente relacionado com a Tradição Sophia.Shekinah eventualmente se tornou um termo intercambiável com Espírito Santo, tanto no judaísmo como no cristianismo.  
Ela é freqüentemente retratada como um pássaro ou pomba.  
No Cristianismo o Espírito Santo é visto como o advogado, Guia e Consolador (João 14:16-26 e Atos 9:31), e podemos ver claramente as origens judaicas desta tradição. Existe ainda uma conexão mais direta com a tradição hebraica da Shekinah, onde São Paulo, o ex-fariseu, sublinha o caráter da habitação do Espírito Santo ao longo de sua famosa passagem em Romanos 8: 
"Mas você não está na carne; você estão no Espírito, uma vez que o Espírito de Deus habita em vós. " (Romanos 8:8) 

Existe ainda uma tradição universalista em alguns escritos Midrash (hebraicos) : 
"Eu chamo o céu e a terra como testemunhas quer seja gentio ou israelita, homem ou mulher, escravo ou escrava, de acordo com as obras que ele faz, assim será o Espírito Santo sobre ele. " 
 Esta é uma reminiscência do relato de João das afirmações de Jesus a Nicodemos, quando Jesus disse: 
"O vento [Espírito] sopra onde ele escolhe ..." (João 3:8), isto é, o Espírito Santo vai servir a todos os povos, não apenas os cristãos ou judeus.  
Paulo também oferece uma noção semelhante em Gálatas 3:28: 
"Não há judeu nem grego, não há mais escravos e livres, não há mais homem e mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus."  
E, é bem estabelecido que tanto Paulo como João freqüentemente equiparavam Jesus Cristo com o Espírito Santo como foi visto nas passagens : Romanos 8 e Paráclito de João 14-16.
 
Na Cabala esotérica, Shekinah é a essência do Ain Soph que, emanado, ficou preso ou enroscado em Malkuth, sendo correspondente à Shakti ou Kundalini na tradição esotérica oriental da Yoga.
Segundo o livro cabalístico Zohar, a evolução do homem é o processo em que o pólo feminino do Divino (Shekinah), presente potencialmente na criação e no homem (Malkuth), se une ao pólo masculino da Divindade, Kether.
Tal reunião é na tradição rosacruz representada pelas Núpcias Alquímicas de Christian Rosenkreutz, e na Bíblia está no livro O Cântico dos Cânticos de Salomão.
Segundo a tradição da Cabala, a reunião dos dois pólos da Divindade resulta em uma Consciência Cósmica ou crística, de união do homem e do Divino, resultando no Homem-Deus ou Cristo.
Tal estado de consciência é equivalente na Yoga, ao Samadhi, a consciência produto de quando Shakti, o pólo feminino do divino, presente no Chakra da base Muladhara, se une a Shiva, o pólo masculino do divino presente no Chakra Sahasrara, no topo da cabeça, resultando no Avatar, a encarnação humana do Divino, do Cósmico.
Na tradição esotérica egípcia, o equivalente é a união entre Ísis e Osíris, resultando em Hórus, o Homem-Deus.
Tal união é, portanto, em todas as tradições esotéricas, a iluminação, a iniciação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário