02 de julho

Dia de Cardea, a deusa romana da vida doméstica e das trancas e fechaduras.
Ela cuidava da harmonia familiar, além das portas e janelas das casas.
Seu poder abria qualquer porta e dava acesso ao conhecimento oculto.



Festa escandinava da deusa Syn, a guardiã do paraíso, que barrava a entrada daqueles considerados indignos.
Por ser uma deusa justa e onisciente, ela era invocada nos juramentos e nas disputas judiciais.

Aproveite esta data, escolha um destes símbolos pessoais – escudo cabalístico, mandala, ferradura, réstia de alho, figas, runas ou imagens de anjos – e coloque - os nas portas e janelas como proteção, invocando seus guardiões espirituais.

Shapatu, comemoração na Babilônia de Isthar como Rainha das Estrelas e

Celebração de Juno Regina, em Roma como Rainha do Céu.

copiado de Teia de Thea

Cardea é a deusa romana da dobradiça da porta, que protege a família e as crianças da casa e impede os maus espíritos de cruzar o limite.
Seu nome vem da palavra latina cardo, que significa "dobradiça" e que também engloba o maior simbolismo do eixo em torno do qual a Terra gira.  
Ela é, por conseguinte, uma Deusa do Centro, bem como a mudança que emana a partir desse centro.  
A palavra cardo também foi usada pelos romanos para se referir ao eixo norte-sul em que uma nova cidade foi fundada (a linha leste-oeste é o decumanus) e, a partir disso, conseguimos obter a palavra cardeal, ou seja, fundamental ou principal, especialmente em relação às direções.
 
Cardea tem laços estreitos com o antigo deus romano Janus, 
Deus dos começos e fins, que também protegia as entradas, e foi descrito como tendo duas faces uma para ver o passado e outra olhando para o  futuro (nosso mês de janeiro, primeiro mês do ano, tem seu nome devidi a esse deus).  

Os contos dizem que Cardea e Janus eram amantes, e para recompensá-la por dormir com ele, ou talvez por amor, Ele deu-lhe a dobradiça da porta como seu emblema, e o poder de impedir os maus espíritos de passar pelas portas.  
Por Ela poder manter os maus espíritos para fora da casa, Cardea era adorada como a protetora das crianças, pois acreditava-se (ou pelo menos as crianças acreditavam) que à noite as bruxas transformaram-se em corujas que voavam através das janelas das casas para sugar o sangue das crianças incautas. (As palavras latinas striga ",bruxa,  vampiro", e strix ", coruja, vampiro" são claramente relacionados.)
 
As lendas dizem que Cardea protegia essas crianças com espinheiro (também conhecido como whitethorn), amarrando-se um pequeno ramo de espinheiro sobre a janela da criança ou no berço do bebê. 

O Espinheiro é considerado uma planta sagrada na lenda e no folclore e é famoso por seus poderes mágicos de proteção.  

Também chamada de Carda, Carna (erroneamente, mas eles ainda estão confusos), Crane (dito por Ovídio de ser uma forma antiga de Carna), Clererca (que dizem ser seu nome italiano).

copiado de 

SYN é a deusa nórdica da vigilância.  
Ela é uma das servas de Frigga, e ela fica de guarda à porta do palácio de Frigga, recusando a entrada de qualquer um que não foi convidado.  
Syn também defende os fracos, e ela é chamada por aqueles que tenham sido indevidamente acusados de crimes para ajudá-los em suas batalhas.  
Seu nome significa "negação". 

copiado de http://goddesses-and-gods.blogspot.com

Syn também é uma guardiã da verdade, e está preocupada com a promoção e manutenção da justiça.  
Ela é particularmente conhecida por vir em auxílio dos réus para proteger o que foi  injustamente acusado ou atacado.  
Além disso, ela é a guardiã da porta do Paraíso, negando o acesso a todos aqueles que são incapazes ou indignos de entrar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário