02 de Junho - Calendário Mágico

Festival pagão dedicado a Deusa Isthar

ISTHAR, DEUSA DA FERTILIDADE (adaptação da Deusa Suméria Inanna) (texto retirado so site: http://www.rosanevolpatto.trd.br

A DEUSA-LUA cujo culto foi mais disseminado na Antiguidade foi Isthar da Babilônia.
Foi também Astarte em Canaã, Atar na Mesopotâmia, Astar em Moab, Estar na Abissínia e Astarte na Grécia.
Entretanto, Deméter parece ser o termo genérico para qualquer manifestação desta grande deusa poderosa, a "Magna Dea do Oriente".
Ishtar, a deusa da lua babilônica, era relacionada com nascentes e com o orvalho.
O orvalho é símbolo de fertilidade, e na Idade Média um banho de orvalho era frequentemente prescrito como feitiço de amor.
Mas, esta deusa, também ficou conhecida como Rainha-da-poeira e Soberana-do-campo.

No Egito, sua contraparte era Ísis, cujo culto espalhou-se até a Grécia e Roma e continuou a florescer nos primeiros séculos da época cristã.
Isthar é a personificação da força da natureza que tanto dá quanto tira a vida.
É a Mãe de todos, Deméter de muitos seios.
Carrega outros títulos como: Brilho-prateado, Produtora de sementes e Grávida.
É a deusa da fertilidade que doa o poder de reprodução e crescimento aos campos e para todos os animais, inclusive para nós homens.
Através de uma transição natural, torna-se a deusa do amor sexual e protetora das prostitutas.
É aquela que abre o útero, o único refúgio das mães nas dores de parto.
Como se vê, toda vida Dela emana.
Como toda a deusa lunar ela tem um caráter duplo.
Assim como é provedora da vida, é também destruidora, pois é a própria lua, em cuja fase crescente todas as coisas crescem e em cuja fase minguante todas as coisas minguam e são enfraquecidas.
Mas este não é o fim, pois logo a lua crescente volta.
A luz sempre vence a escuridão e a deusa reaparece mais uma vez na sua fase criativa e benéfica. Isthar assim governa, sucessivamente, em todos os ciclos da Lua ou meses do ano.
E, ainda a fertilidade do ano, tudo o que nasce é considerado como sua prole.
Essa idéia aparece de um modo lindo na crença de que seu filho, Tamuz, era a vegetação de toda a Terra.

Durante as noites de Lua Cheia (conhecidas como Shapatu), alegres celebrações aconteciam em seus templos.
Nestes ritos, chamados chamados de Qadishtu sagrados, as mulheres viviam como sacerdotisas e em seus templos recebiam amantes para expressar a sexualidade como um dom sagrado de Ishtar.
Estes ritos permitiam aos homens que comungassem com a deusa.
Ishtar é a deusa dos lados positivo e negativo que tudo regia; patrona das sacerdotisas, guardiã da lei, mestre.
Amor, fertilidade, vingança, guerra, desejo amoroso, casamento, leões, cetro e serpente dupla, lápis lázuli, poderes de morte e concepção do mundo, purificação, iniciação, suplantar obstáculos. Dois de junho era um dos dias sagrados de Ishtar na Babilônia.

ORAÇÃO À DEUSA ISHTAR

Ó deusa dos homens, ó deusa das mulheres,
Tu, cujo desígnios ninguém pode compreender,
Onde olhas com compaixão o morto vive outra vez,
O doente é curado, o aflito é salvo de sua aflição.
Eu, teu servo, pesaroso, em suspiros
e em angústia, te imploro.
Considera-me, ó minha Senhora,
e aceita a minha súplica.
Compadece-te de mim e ouve a minha oração!
Grita para mim "Basta!" e deixa que o teu espírito seja apaziguado.
Por quanto tempo irá meu corpo,
que está cheio de inquietação e confusão, lamentar?

Guia meus passos na luz, que entre os homens
eu possa gloriosamente procurar o meu caminho!
Deixa minha oração e minha súplica chegar a ti,
E deixa tua grande compaixão cair sobre mim,
Para que aqueles que para mim olharem,
possam exaltar o teu nome,
E que eu possa glorificar a tua divindade
E o teu poder diante da humanidade!


Dia de Syn – Escandinávia

Syn é a deusa nórdica da tradição germânica que guarda os portais dos mundos mágicos.
O mundo material é um reflexo do que acontece em outros planos e ao realizar algo no mundo mágico, você estará influenciando o plano físico.
Neste dia, faça este ritual para “abertura de portas”:
Arrume uma chave velha e a enterre junto com um cristal branco.
No dia seguinte desenterre apenas o cristal e carregue-o com você quando quiser “abrir as portas” em algum lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário