02 de Agosto - Calendário Mágico

PRIMEIRO DIA DO FESTIVAL DAS NINFAS

Este festival originário da Macedônia homenageava as ninfas e durava dois dias.
As ninfas são elementais da água, habitantes de riachos e córregos que possuem a forma de belas jovens.
Durante os dois dias, você pode realizar um ritual para as ninfas levarem alegria para sua casa.
Coloque algumas pedras coloridas em uma bacia branca ou numa fonte, apague as luzes e deixe acesas algumas velas coloridas com aroma de rosas.
Mentalize as ninfas dançando e pulando e entrando em seus olhos refletidos na água.

As ninfas (do grego nymphé e do latim nympha) eram divindades antigas, auxiliares dos deuses onde desempenhavam funções secundárias.
De modo geral, as ninfas representavam a fertilidade e eram classificadas segundo o local onde habitavam.
Amaram e foram amadas por vários deus, dos quais tiveram filhos.

Segundo Junito Brandão , as ninfas podem ser consideradas uma extensão da Terra-Mãe em união com a água. Desses dois elementos, surge a força geradora que preside à reprodução e à fecundidade da natureza tanto animal quanto vegetal. Desse modo, as ninfas seriam a própria Géia em suas múltiplas facetas. As ninfas não são imortais, mas vivem tanto quanto "uma palmeira", ou seja, 9.720 anos, segundo a crença grega, e jamais envelhecem. Geralmente são benfazejas e têm os dons de profetizar e inspirar, de curar (como ninfas de fontes medicinais) e nutrir (como amas e nutrizes dos grandes deuses enquanto crianças e mães de heróis). Porém, ocasionalmente raptam crianças e podem perturbar o espírito de quem as vê. Sua hora perigosa é o meio-dia, momento de sua hierofania. Quem as vir, pode tornar-se presa de um entusiasmo ninfoléptico. É aconselhável, por isso, não se aproximar, ao meio-dia, de fontes, nascentes e da sombra de determinadas árvores. O lado positivo do entusiasmo ninfoléptico é a inspiração divina, indispensável aos oráculos e aos poetas. As mais famosas inspiradoras são as ninfas das fontes do monte Helicon, as musas. Algumas ninfas de fontes e montanhas sagradas eram profetas ou conferiam o dom da profecia, como Dáfnis (oréade do monte Parnaso que inspirou o oráculo de Delfos antes de Apolo tomar-lhe o posto), Érato (dríade da Arcádia que era profetisa de Pã), Ocírroe (do monte Pélion), Sose (oréade da Arcádia), Tímbris (mãe de Pã) e as Trias (do monte Parnaso, ninfas dos auspícios e da adivinhação com pedrinhas). O mesmo papel de inspiradoras é dado a entidades análogas às ninfas em algumas outras mitologias, como as apsaras da mitologia indiana, as gwragedd annwn da mitologia celta e as camenas da mitologia latina (mais tarde identificadas pelos romanos como ninfas ou musas), das quais as mais famosas foram Carmenta e Egéria (esposa do rei Numa Pompílio). Belas, graciosas e sempre jovens, as ninfas foram amadas por muitos deuses, como Zeus, Apolo, Dioniso e Hermes. Quando se apaixonavam por um mortal, podem raptá-lo, como aconteceu com Hilas; fundir-se com ele, como Salmácis com Hermafrodito, ou se autodestruirem, como Eco por amor a Narciso.

texto inclinado copiado do site: http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Ninfas


Nenhum comentário:

Postar um comentário