09 de Setembro - dia de Flidais




Celebração na Irlanda de Flidais, a Senhora dos Cervos, deusa das florestas e dos animais selvagens que representava o instinto da liberdade e da procriação.
Ela era descrita como uma mulher altiva e forte, conduzindo sua charrete puxada por oito cervos e chamando os animais da floresta de “seu gado”.
Sua filha, Fland, vivia sob as águas e seduzia os homens, levando-os para seu reino escuro e frio.

As tribos dos índios Haida, do Alaska, reverenciavam Gyldeptis, a “Senhora dos Cabelos Longos”, uma deusa benevolente da floresta que, se devidamente invocada, protegia os lenhadores e passantes.
Os índios acreditavam que os musgos e os liquens pendurados nos galhos dos cedros representavam os longos e fartos cabelos da Deusa.

Na Sardenha, homenageava-se Giane, a deusa tecelã da floresta com garras de metal e cabelos desalinhados.
Enquanto tecia sua teia mágica, ela entoava canções de amor para atrair os homens.
Se algum fizesse amor com ela, ficaria tão enfraquecido que morreria.

Te Veilat, na Albânia, festival da colheita dos frutos dedicado à deusa da colheita Laukamate ou Laukosargas, a guardiã dos campos e à Mãe Terra.

Festival dos crisântemos, na China e no Japão, celebrando com um vinho feito dessas flores, as deusas da longevidade Ame-no-uzume e Iwa-naga-hime.
É uma data importante nesses países, onde a idade avançada é sinônimo de sabedoria.
O crisântemo é cultivado no Japão há dois mil anos e aparece como emblema da bandeira nacional.

Deleite-se você também com esta antiga receita: despeje um vinho licoroso, aquecido, sobre duas dúzias de crisântemos, deixando-os em infusão até desmancharem.

Coe e brinde à vida e às divindades da longevidade e sabedoria.

texto copiado de Teia de Thea

Flidais– Deusa Celta das Florestas e da sensualidade.




Esta deusa atua nos bosques.
É um misto entre Diana e Afrodite.

Nos ensina seus mistérios e nos guia pela vida com objetivo.
Flidais tem muita magia e gosta de pós e poções com gliter.

Quando invocá-la use incenso de ervas e deixe um copo com água ao lado.
Peça-lhe socorro nas direções, peça-lhe que lhe ensine a ser bela e sensual.
Quando precisar buscar algo, seja um emprego ou um amor ou até uma idéia para um feitiço, assim como metas e proteção.



Linda Flidais, senhora das Florestas,
vinde ao meu encontro, chega perto de mim.
Pegue minha mão e guie meus caminhos, 
cura-me com ervas, remove meus espinhos. 

Senhora Flidais, afasta aqueles que me querem mal, 
me ensina a pular as pedras, 
acender a fogueira que dá a luz e o amor divino. 
Faz-me bela (belo) como vós.

Para cura de animais, invoque sempre Flidais.
Ela virá em consolo, trará o auxílio, guiará os espíritos.
Peça sempre a Flidais, que todas as questões com animais ela irá solucionar.

copiado de Dica de Bruxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário