06 de julho

Chih Nu é a deusa chinesa padroeira das tecelãs, dos casamentos e regente da estrela Veja, da constelação de Lira.
A tarefa desta deusa era tecer as roupas das divindades com os fios multicoloridos do arco-íris.
Era filha do Imperador de Jade, Chih'nü (chinês tradicional: 織女; chinês simplificado: 织女; pinyin: zhī nǚ literalmente: garota tecelã).
Ela muitas vezes é representada como a responsável pelas nuvens no céu, e em outras versões ela é uma costureira contratada pelo Imperador de Jade.

copiado de  reclaimingthedarkgoddess.blogspot.com



Lenda:

Todos os dias Chih'nü descia a Terra com a ajuda de um robe mágico para se banhar. Um dia, um vaqueiro solitário chamado Niu Lang (chinês: 牛郎, pinyin: niú láng) avistou Chih'nü enquanto ela se banhava num lago.
Niu Lang se apaixonou instantâneamente por ela e roubou seu robe mágico que ela deixou numa pedra, deixando-a incapaz de voltar ao Céu.
Quando Chih'nü emergiu da água, Niu Lang a segurou e a levou de volta para sua casa.
Quando o Imperador de Jade ouviu isso, ele ficou furioso, mas incapaz de interceder, porque neste meio tempo sua filha se apaixonou e se casou com o vaqueiro.
Conforme o tempo passou, Chih'nü sentiu muitas saudades e começou a sentir falta de seu pai.
Um dia, ela encontrou uma caixa contendo seu robe mágico que seu marido havia escondido.
Ela decidiu visitar seu pai de volta no Céu, mas quando retornou, o Imperador de Jade criou um rio que passava pelos céus (a Via Láctea), que impediu Chih'nü de voltar para seu marido.
O Imperador teve pena dos jovens amantes, e então uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, ele permite que eles se encontrem numa ponte sobre o rio.
A história se refere a constelações no céu noturno. Chih'nü é a estrela Vega na constelação de Lyra, leste da Via Láctea, e Niu Lang é a estrela Altair (estrela) na constelação de Aquila, oeste da Via Láctea.
Durante o primeiro quarto de lua (7º dia) do sétimo mês lunar), as condições de luz no céu fazem a Via Láctea parecer menor, dando motivo para a história de que os dois amantes não estão mais separados neste dia em particular de cada ano.
O sétimo dia do Sétimo mês do calendário lunar é um feriado na China chamado Qi Xi, que é o dia para os jovens amantes como o Dia dos namorados nos países do ocidentais; No Japão, é chamado Tanabata (Dia da Estrela) e na Coreia é chamado Chilseok.
Se chover no dia, é dito que Chih'Nü esta chorando por se reunir com seu marido.

copiado de http://pt.wikipedia.org

Ritual do Dia:

Pegue fios coloridos e concentre-se em tecer algo muito especial para você ou para quem ama com as bençãos de Chih Nu.

retirado de http://www.luzemhisterio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário