15 de julho - Agenda Magica

Celebração da deusa finlandesa Rauni ou Roonika, regente do trovão e esposa do deus do relâmpago.
Deusa do ar, nuvens, trovão, chuva, fecundação e colheita; Foi Ela quem primeiro trouxe a vida das plantas à superfície da Terra por Sua relação com o deus do trovão; Ela que reúne as nuvens e faz a chuva cair.
O Dia da Rauni -15 de julho- é um dia santo finlandês. A deusa Rowana ou Rauni, guardião das árvores rowan, é padroeira do conhecimento secreto das runas.

Origem: Finlândia
Outros nomes: Rowana
Preside: Fertilidade e o Parto
Árvore: Rowan
Oferendas: água, plantas e frutos vermelhos

Rauni, a deusa da sorveira, incorpora todos os poderes inerentes a este amado árvore sagrada, que é parte integrante do Norte tradições mágicas e espirituais. rowan (sorveira) , também conhecida como a Árvore da bruxa ou Árvore das Runas, é uma pequena árvore resistente capaz de prosperar em solo muito pobre.
Entre outras propriedades metafísicas, a sorveira (rowan) fornece proteção espiritual.
Devido ao seu poder de proteção, sua madeira, casca e folhas, são usados para fazer amuletos de proteção, são especialmente eficazes se a madeira for cortada no dia de hoje. Um encantamento simples consiste em unir algumas folhas e cascas em um pano branco ou dourado com linha vermelha, enquanto visualiza o objetivo do feitiço.

De acordo com um mito da criação do finlandês, a rowan (realmente Rauni disfarçado), é primeira árvore da Terra.
No início, Rauni veio para a Terra e viu que não havia plantas.
Ela assumiu a forma de uma árvore de rowan.
Seu marido, o deus do trovão do espírito - Ukko, golpeou-a com raios e ela concebeu.
Rauni e Ukko são os pais de todas as plantas.
Ela é também a deusa invocada para curar, minimizar e eliminar a dor de todos os tipos.
Conhecida também com outros nomes (Akko, Maan-Eno ou Ravdna), ela se materializava nas soveiras, sendo que suas frutas vermelhas lhe eram consagradas.
A soveira (“rowan”) é uma árvore mágica, usada em rituais de proteção e defesa e para a confecção de varetas rúnicas e de varinhas mágicas.
Segundo a lenda, por meio de uma relação sexual durante seu período menstrual, Rauni criou a soveira e outras árvores mágicas de flores ou frutos vermelhos.

Rowan: A Mãe de Todas as árvores e as plantas

A árvore de Rowan foi considerada mágica por milhares de anos por muitas culturas diferentes.
Uma das primeiras referências a Rowan está no mito de criação antigo finlandês sobre a deusa "Rauni".
Segundo esse mito, a Terra era estéril e desprovida de todas as plantas, quando ela desceu do céu e tomou a forma de uma árvore de Rowan.
Depois Rauni ("Rowan?") teve relações sexuais com Ukko, o Deus do Trovão, o resultado de sua união foi a criação de todas as plantas da terra.
De acordo com esse mito de criação antigo, então, todas as plantas e árvores são descendentes da árvore de Rowan como resultado de ter sido atingida por um poderoso raio mágico.

Rowan e as Runas

A palavra "Rowan" é derivada do nome nórdico antigo para a árvore, Raun ou rogn, e pode ser relacionado com a palavra "runa", que significa "mágico, secreto."
Alguns dizem que as Runas (um tipo de alfabeto usado por tribos germânicas para mais de mil anos) eram tradicionalmente esculpida em varas da árvore de Rowan, com cada letra do alfabeto sendo nomeada para uma árvore diferente.
O nome inicial para a árvore de Rowan era "Luis", que é a segunda letra do alfabeto rúnico.

Rowan como proteção

Muitas tradições têm evoluído a partir da crença de que a árvore Rowan poderia oferecer proteção contra maus espíritos.
Em Beltane (a noite antes do dia 1º de Maio (HN), em alguns lugares foi chamada de o dia da Sorveira, e os ramos da árvore eram muitas vezes amarrado com corda vermelha tingida pelas bagas da sorveira, e utilizadas nos rabos dos cavalos e nos cabrestos das vacas para protegê-los, e as ovelhas eram impelidas a saltar através de aros feitos de galhos da árvore.
Ramos cruzados de Rowan foram muitas vezes colocados em estábulos e cavalariças para o mesmo fim, e
As sorveiras eram comumente plantadas perto das portas das casas, ou seus galhos colocados sobre a porta ou debaixo da cama, para afastar os maus espíritos.
Colares de suas bagas amarrados com fio vermelho foram muitas vezes usados para a proteção das mulheres das montanhas.
Essa árvore foi encontrada muitas vezes nos cemitérios para mandar embora os maus espíritos e para manter o inquieto morto de deixar suas sepulturas.
No País de Gales, era comum as pessoas usarem uma cruz esculpida em Rowan. Cadáveres antes do enterro e caixões em trânsito para os cemitérios eram colocados sob as árvores Rowan para proteger as almas dos maus espíritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário