21 de Agosto - Calendário Mágico






Consuália, a Festa da Colheita em Roma, dedicada às deusas Abundita, Ceres, Deméter, Gaia, Rhea, Ops e Tellus Mater.
Em todas as culturas, a colheita era regida e abençoada por inúmeras deusas, cujo nome e apresentação variavam conforme seu lugar de culto.

Podemos mencionar a deusa asteca Chicomecoatl; a celta Habondia; a eslava Mati Syra Zemlja; a mexicana Mayahuel; a sumeriana Manu; a africana Mawu; a peruana Mama Allpa; a européia Perchta; as incas Pachamama e Mama Allpa; a japonesa Uke-Mochi e a germânica Zisa.

Avalie sua “colheita” destes últimos oito meses.
O que você plantou, o que colheu; quais suas expectativas, quais suas frustrações. Medite sobre os meios necessários para erradicar as ervas daninhas e fortalecer as frágeis mudas de sua esperança, sempre celebrando os frutos maduros já colhidos e agradecendo à deusa da Terra por eles.

copiado de Teia de Thea


A Consuália, um festival de colheita que celebrava a estocagem da nova safra, era realizado anualmente nesta data pelos antigos romanos.

Dia 21 de Agosto é consagrado à Consuália, festa de CONSUS, Deus do Armazenamento. 
Os grãos da colheita eram armazenados em cavernas subterrâneas, e o templo de CONSUS era também subterrâneo. 
Este santuário estava coberto com terra todo o ano, e essa terra só era retirada neste dia, isto é, uma vez por ano. 
MARTE, como protetor da colheita, também era honrado neste dia, tal como os Lares, deuses caseiros sagrados para as famílias. 
Neste dia, celebravam-se corridas de carros no Circo Máximo, entre as quais se incluía uma estranha corrida entre carros puxados por mulas. 
Como parte da cerimónia, o Rex Sacrorum aparecia vestido com toda a pompa e circunstância, dirigindo o seu carro puxado por cavalos, dando uma volta em torno do Circo Máximo. 
Havia um altar dedicado a CONSUS no circo máximo, e aí se realizavam sacrifícios, dirigidos em Julho pelos sacerdotibus publicis, e em Agosto pelo flâmine Quirinal (de QUIRINO). 
As Virgens Vestais, ofereciam grinaldas de muitas flores a CONSUS, e aos seus Indigitamenta (Poderes, atribuições, aspectos) SEIA, SEGESTIA, MESSIA e TUTULINA. 
Uma procissão de cavalos e de mulas, adornados com flores, dirigiam-se ao Circo Máximo.

copiado de LEALDADE_SACRA@yahoogroups.com

Também celebrava-se , Heracle (Hércules para os gregos) com o festival de Heraclia

Um comentário:

  1. Olá, Mi

    Estou estudando o Rex Sacrorum, gostaria de saber se você tem informações maiores sobre ele, e se pode me indicar livros, institutos de pesquisa, websites etc.

    Obrigadão!

    Beijos

    ResponderExcluir