Dia do Orgulho Pagão









Um Pagão é aquele que se identifica como pagão, e cujo caminho espiritual ou prática e crença religiosas se encaixa em pelo menos uma das categorias:
  • Honrar, reverenciar ou adorar uma Deidade ou Deidades oriundas de mitologias pré-cristãs, clássicas, aborígines e/ou tribais;
  • Praticar uma religião ou espiritualidade baseada no xamanismo, ou em práticas ou magia xamânicas;
  • Criar uma nova religião baseada nas antigas religiões Pagãs e/ou visões futurísticas de sociedade, comunidade e/ou ecologia;
  • Enfocar sua atenção religiosa ou espiritual no Divino Feminino e/ou;
  • Praticar uma religião que se enfoca numa espiritualidade telúrica, voltada à Terra.
O principal objetivo desse dia é a divulgação positiva das religiões pagãs como qualquer outra forma de religião, visando diminuir o preconceito e a discriminação que por séculos tomou o Paganismo no geral. Há um enorme sentimento de amizade, família, amor e paz entre os participantes.

Nesse dia, mesmo os que não participam dos eventos relacionados podem demonstrar seu orgulho de ser pagão usando em seu corpo uma fitinha violeta amarrada no braço, na bolsa, no cabelo, enfim, onde desejar, para mostrar que é pagão e se importa com a data.

PORQUE USAR A FITA ROXA?

A campanha da “FITA ROXA” (ou violeta) surgiu em setembro de 2001, como forma de apoio aos portadores do Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que se origina nos linfonodos do sistema linfático, unindo parentes, amigos, médicos, enfermeiras e outras pessoas ligadas direta ou indiretamente a essa doença, materializando e proporcionando aos portadores um senso de comunidade e solidariedade para com a causa.

O tempo passou, e o símbolo se tornou também um ícone para todos aqueles que se sentissem excluídos de alguma forma, sendo criada assim a Campanha da Fita Violeta (Violet Ribbon Campaign), em apoio às causas minoritárias, da qual a maioria dos pagãos se inclui.

A cor roxa ou violeta possui como significado a transmutação, a realeza de espírito, a cura e a serenidade, transmitindo assim os ideais sociais, culturais e espirituais do Paganismo como um todo para o mundo atual. Usar a fita roxa é mostrar que você é pagão ou no mínimo simpatiza com essa crença, não tendo vergonha de mostrar quem é e sim, demonstrando orgulho em ser filho(a) de um planeta que é vivo!

Abaixo Texto muito lindo que reflete o que eu penso copiado do site:

http://www.amusicadomundo.com/orgulho_pagao.html.

O pagão acredita na divindade da natureza Deus/Deusa, como a maioria dos pagãos se refere a Divindade Criadora do Mundo, ou nos vários nomes pelos quais essa Divindade é chamada, sabendo que todos os deuses são um só Deus e todas as Deusas são uma só Deusa.

A palavra pagão vem do latim paganus, que significa "aquele que mora no pagus, na Natureza". Também pode subentender-se "aquele que celebra a Natureza".

A maioria dos pagãos acredita que tudo o que se faz no mundo e para o mundo tem uma causa e um efeito e nada fica impune aos olhos do Universo.

Ele crê que Deus está dentro de sí mesmo e a sua volta, que ele próprio é a manifestação Divina. Portanto, sabe que agredir alguém ou algo é agredir a sí mesmo, o Divino e a Divindade que habita dentro de sí.

O verdadeiro pagão ama a Natureza como a sí mesmo. Sabe que a Divindade Criadora do Mundo espalhou sua Centelha em tudo o que existe e que o mundo é a morada Sagrada onde todos nós caminhos para a Evolução e que o mundo Espiritual está ligado ao mundo em que vivemos.

O pagão, enfim, é aquele que acredita num Poder Cósmico, capaz de transformar o mundo, as pessoas, proporcionar a Verdadeira Busca Espiritual, o encontro com o Divino e a Verdadeira Razão de Viver.

O pagão acredita neste Poder Cósmico, pois sabe que esse Poder é o próprio Poder Divino, que também é muito conhecido através da palavra AMOR.

Portanto, se você ama a Natureza, as pessoas e respeita todas as formas de vida deste planeta, você pode até não saber, mas você, com toda certeza, também é um pouco pagão.

Lisandro.

DIA DO ORGULHO PAGÃO EM SÃO PAULO - BRASIL

Dia 25 de Outubro de 2009 das 12h às 19h

Cursos, Círculo de Leitura, Sarau e Ritual de Beltane

Início da Cerimônia do Ritual de Beltane às 17h

Local: Praça Benedito Calixto - Próximo ao Metrô Clínicas

Para chegar na Praça é simples: saia nas catracas do Metrô Clínicas à direita, seguindo em direção ao fim do corredor sentido Rua Teodoro Sampaio. Desça a Rua Teodoro Sampaio e você verá a Praça Benedito Calixto à sua direita, antes de chegar na Avenida Henrique Schaumann.

Traga 1 kg de alimento não perecível (menos sal e óleo) para ser doado a uma instituição de caridade.

PROGRAMAÇÃO

- 12H: CHEGADA DOS PARTICIPANTES DO EVENTO, ASSINATURA DO LIVRO DE PRESENÇA E INÍCIO DA FEIRA DE ORÁCULOS

P.S: A Feira de Oráculos acontecerá no Espaço Alberico Rodrigues (Praça Benedito Calixto, Nº 159) das 12h às 17h.

As demais atividades acontecerão no cercado verde da Praça Benedito Calixto.


- DAS 13H ÀS 14h30:

1) CURSO A ARTE DOS FEITIÇOS
Com Claudiney Prieto no Espaço Alberico Rodrigues (Praça Benedito Calixto Nº 159)

O objetivo do curso é transmitir informações sobre a arte de criar feitiços para os diversos temas da vida. Você aprenderá as principais correspondências utilizadas na hora de realizar e estruturar um sortilégio. Este curso lhe dará uma visão ampla sobre as muitas formas de feitiços e maneiras adequadas de lançá-los corretamente.

Temas abordados:

- Analogias para feitiços e sortilégios
- Como utilizar formas alternativas para que seus feitiços surtam efeito
- Os melhores momentos para a realização de um feitiço
- A criação de Talismãs
- Dicas diversas para a realização de feitiços, sortilégios e encantamentos

- Vagas limitadas. Para participar é necessário se inscrever previamente pelo e-mail dianicanemorensis@hotmail.com
Taxa de participação: R$5



2) CÍRCULO DE LEITURA
Na Praça Benedito Calixto (dentro do cercado verde)

Leitura e debate do texto UM MANIFESTO PAGÃO, de Wren Walker. O círculo de leitura é totalmente gratuito e para fazer parte não é necessário se inscrever com antecedência, basta chegar às 13h e participar! Traga caneta e papel para fazer suas anotações.


3) MITOS E ATIVIDADES DE BELTANE PARA CRIANÇAS
Na Praça Benedito Calixto (dentro do cercado verde)

Beltane é o Sabbat onde a fertilidade encontra-se em sua plenitude. O luz do sol cresce mais à cada dia e funde-se à Terra fecundando-a. Entre os povos celtas isso simbolizava a união da Deusa e do Deus, que fertilizava as sementes e frutos da terra. Esta atividade é destinada á crianças de 2 à 12 anos e é totalmente gratuito. Para fazer parte não é necessário se inscrever com antecedência, basta chegar às 13h e participar.


DAS 15H ÀS 16H30:

1) CURSO DE MAGIA COM CRISTAIS- DESPERTANDO A FORÇA DOS DEUSES PRESENTES EM CADA PEDRA
Com Lâmia Thalassa no Espaço Alberico Rodrigues (Praça Benedito Calixto Nº 159)

Os Cristais são as maiores testemunhas do passado, antes mesmo da vida humana. Os povos primitivos construíam monumentos e templos com rochas e cristais. Na Califórnia, cristais de quartzo foram encontradas em cemitérios da pré-história que pelas pesquisas datariam de cerca de 8 mil anos. Desde tempos antigos as Bruxas sempre recorreram à magia e poder dos cristais para desenvolver suas capacidades de vidência. Daí, surge as bolas de cristal, que desde aquela época são usadas para acessarmos a nossa mente subconsciente em busca de respostas. Alguns caminhos mágicos dizem que as pedras e cristais são na realidade Deuses que se cristalizaram nestas formas quando o véu que separa o mundo material do espiritual foi criado e que estão aguardando apenas alguém usar a forma correta de despertá-los para demonstrarem todo o seu poder. Um cristal,assim, pode ser usado de muitas maneiras: como um receptáculo de energia, uma fonte de poder mágico que pode ser usada em forma de talismã, um instrumento de cura ou a representação física de uma divindade. Descubra neste workshop como despertar os Deuses cristalinos através de rituais e práticas mágicas.

Temas abordados:
- O que são pedras?
- O que são gemas?
- A energia dos cristais
- Despertando a força divina em cada cristal através de rituais
- Os cristais como forças divinas
- Técnicas e práticas ritualísticas usando cristais e gemas

- Vagas limitadas. Para participar é necessário se inscrever previamente pelo e-mail dianicanemorensis@hotmail.com
Taxa de participação: R$5



2) SARAU PAGÃO
Na Praça Benedito Calixto (dentro do cercado verde)

Traga um poema, um texto, uma história ou um instrumento musical para participar desta atividade totalmente gratuita. Para fazer parte não é necessário se inscrever com antecedência, basta chegar às 15h e participar. Prepare a sua performance!



17H : RITUAL DE BELTANE

Junte-se a nós para celebrar Beltane!

QUANDO: Domingo, dia 25 DE OUTUBRO de 2009. O ritual irá se iniciará às 17h. Sendo assim, chegue cedo para fazer amizades ou a tempo de pegar o ritual desde o início. Se chegar atrasado, não será permitida sua entrada no Círculo.

ONDE: Na Praça Benedito Calixto (dentro do cercado verde) - Bairro Pinheiros (próximo ao Metrô Clínicas) - Saia nas catracas do Metrô Clínicas à direita, seguindo em direção ao fim do corredor sentido Rua Teodoro Sampaio. Desça a Rua Teodoro Sampaio e você verá a Praça Benedito Calixto à sua direita, antes de chegar na Avenida Henrique Schaumann.

IMPORTANTE: Um dos costumes tradicionais em Beltane é o uso das guirlandas de flores ou folhas no ritual. Durante o ritual as pessoas são coroadas simbolizando o Rei e a Rainha da Primavera. Por isso, TODOS os que forem participar da celebração do Sabbat Beltane devem trazer suas guirlandas JÁ PRONTAS para o ritual.

MULHERES tragam suas guirlandas de FLORES.
HOMENS tragam suas guirlandas de FOLHAGENS VERDES.

MATERIAL NECESSÁRIO PARA O SABBAT:

- 10 metros de fita de cetim (fita com 5 cms de largura) na cor associada ao seu desejo (Ex: rosa p/ amor, amarelo p/ saúde, laranja p/ prosperidade, verde p/ proteção, etc)
- 1 punhado de ervas relacionadas ao seu desejo
- 1 guirlanda de flores (mulheres)
- 1 guirlanda de folhas verdes (homens)
- 1 kg de alimento não perecível (menos sal e óleo) a ser doado para uma instituição de caridade

O QUE TRAZER PARA O BANQUETE:

- Frutas ou um prato de salgados ou doce e guardanapos (mulheres)
- 1 Refrigerante com copos descartáveis (homens)

O SABBAT BELTANE FAZ PARTE INTEGRANTE DO CICLO DE CELEBRAÇÕES DO DIA DO ORGULHO PAGÃO. JUNTE-SE A NÓS!


USE A FITA!!!
No dia 25 DE OUTUBRO todos os Wiccanianos, Bruxos e Pagãos de São Paulo estarão usando uma fita violeta.

A Campanha da Fita Violeta foi criada em setembro de 2001 para apoiar a comunidade de portadores do Linfoma de Hodgkin, com a finalidade de unir parentes, familiares, amigos e profissionais da área médica e todos os que que se relacionavam direta e indiretamente com a doença, para que as pessoas afetadas por ela não se sentissem sozinhas ou sem apoio.

Com o passar do tempo, o uso da fita violeta tomou outras proporções e se tornou uma campanha de âmbito internacional com o intuito de despertar o sentimento de cura e respeito na comunidade. Assim, esse ato começou a ser utilizado por qualquer grupo que se sentisse excluído da sociedade. Hoje, pessoas no mundo todo são encorajadas a utilizar uma fita violeta como símbolo de apoio a causas minoritárias nos dias de celebração do orgulho desses grupos, excluídos pela sociedade em decorrência do preconceito. Este projeto é chamado de Campanha da Fita Violeta(Violet Ribbon Campaign).

No dia 15 de outubro Bruxos e Pagãos de São Paulo estarão usando uma fita violeta. Desta forma todas as pessoas saberão quem é Pagão e descobrirão que somos muitos. Você pode usar a fita em qualquer lugar: bolsa, pulso, roupa, cabelo, antena do carro, camisa, etc.

Mesmo os não Pagãos poderão usar uma fita violeta como forma de apoio a manifestação ou por serem simpatizantes do Paganismo.

Esta é uma campanha mundial em celebração ao DIA DO ORGULHO PAGÃO!

Participe também desse rede de Orgulho Pagão!

Use a fita!!!

Realização: Tradição Diânica Nemorensis sob a coordenação de Claudiney Prieto


Nenhum comentário:

Postar um comentário