02 de janeiro - Deusa Inanna

ANIVERSÁRIO DE INANNA Deusa do Céu e da Terra

Deusa suméria, mãe do vinho e dos grãos (mitologia sumeriana).
Um bom ritual para este dia é acender um incenso e uma vela diante de um pratinho com grãos e uma taça de vinho.
Depois que a vela se apagar, enterre os grãos, que representam o passado, e beba o vinho, trazendo para dentro de você novas energias vitalizantes.



Inanna era a deusa do amor, do erotismo, da fecundidade e da fertilidade, entre os antigos Sumérios, sendo associada ao planeta Vênus.
Era especialmente cultuada nos enormes e importantes templos em Ur, mas era alvo de culto em todas as cidades sumérias.
Inanna surge em praticamente todos os mitos, sobretudo pelo seu carácter de deusa do amor (embora seja sempre referida como a virgem Inanna).
Inanna representava também a primavera e as festividades relacionadas com o plantio.
Sua história conta que como a deusa se tivesse apaixonado pelo jovem Dumuzi (um deus que antes era humano, representante das plantações, que todo ano morria e posteriormente era ressuscitado… já viram este mito em algum lugar antes?).
Durante o Inverno, tendo Duzumi morrido, a deusa Inanna desceu aos Infernos para o resgatar dos mortos, para que este pudesse dar vida à humanidade, agora transformado em deus da agricultura e da vegetação no final dos tempos tenebrosos.
É cognata das deusas semitas da Mesopotâmia (Ishtar) e de Canaã (Asterote e Anat), tanto em termos de mitologia como de significado.

texto copiado de www.sedentario.org

ORAÇÃO À INANNA

Inanna, Rainha dos céus e da Terra;
Guia-me com o amor da Grande Mãe.
Ensina-me a andar entre as serpentes e em meio às plumas,
para que nem a bonança nem a guerra me façam tropeçar!

Dai-me a sabedoria dos antigos,
daqueles que vêem do alto e conhecem o que há nas profundezas,
pois só assim não serei atingida nem do alto nem pelo que há embaixo.

Ensina-me a enxergar na escuridão e a esconder-me na claridade,
e mostra-me como usar a magia e a ciência que existe em mim;

Mãe antiga,
Guarda o meu coração,
que ele seja como o tesouro escondido no mais profundo da terra
podendo apenas ser conquistado pelo mais nobre,
alguém que de fato mereça encontrá-lo;

Que toda a lágrima derramada caia em terra boa,
regando boas sementes e que estas dêem bons frutos.

Que eu honre os que confiam em mim
e que surpreenda os que me odeiam.

Que o meu sorriso desmonte fortalezas
e que minha raiva arrase aqueles que a merecerem.

Que diante da minha presença os portais se abram,
e perante a minha palavra nada resista!!!

Eu sou a tua sombra, agora e para sempre:
A perfeita e mais harmoniosa mistura entre os mistérios da luz e escuridão.

Assim se faça!!

oração copiada de yvannasaraiva.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário