23 DE AGOSTO - celebração de Nêmesis


Nemésia, celebração grega de Nêmesis, a deusa defensora das relíquias e das memórias dos mortos, guardiã da vingança justa.

Na mitologia mais recente, Nêmesis aparece como uma figura monstruosa, furiosa e sedenta por vingança. 
Nos tempos mais antigos, porém, ela era representada como uma mulher alva e alada que punia todos aqueles que transgrediam as regras morais e sociais impostas por Themis, a deusa da justiça. 
Ao contrário das Erínias, o poder de Nêmesis não era de retaliação, mas sim de restabelecimento da ordem justa, tirando a felicidade ou a riqueza excessiva dadas por sua irmã Tyche.
Em seu aspecto de Andrastéia, a inevitável, Nêmesis era representada com uma guirlanda na cabeça, uma maçã na mão esquerda e um jarro na mão direita. 
Era a deusa da fúria divina, que castigava os mortais transgressores das leis divinas, humanas e dos tabus.
Como uma força rápida e implacável, ela simbolizava a aceitação daquilo que deve ser.
 
Vertumnália, celebração do deus romano Vertumnus, regente da transformação das flores em frutos e da mudança das estações.

Volcanália, festival romano celebrando o deus do fogo Vulcano e a deusa Juturna, a senhora das fontes e Stata Mater, a guardiã que controlava os fogos. 
As deusas eram invocadas para evitar os incêndios e a exacerbação dos ânimos provocada pela energia ígnea de Vulcano.

copiado de Teia de Thea

Nêmesis era considerada a deusa da vingança na Mitologia Grega, era contra o orgulho e a arrogância e também contra quem não cumpria as leis
Vivia no monte Olimpo, às vezes chamada como deusa da noite, ela distribuía tanto a boa, quanto a má sorte. 
Era filha da titã  Nix, porém não se sabe quem é seu pai, pois Nêmesis e as irmãs sempre foram criadas isoladas pela mãe. 
Nêmesis foi criada junto com Têmis que era filha de Gaia, que foi dada a Nix, e foram criadas como irmãs. 
São as duas deusas com a mesma educação e também atributos comuns. Nêmesis castigava aqueles que cometiam crimes e ficavam sem penitências, os filhos que xingavam os pais, consolava as mulheres que ficavam sem seus maridos e também ajudava aqueles que tinham que pagar injustamente, pois nada tinham cometido.
Nêmesis era uma deusa muito atraente e bonita, assim como Afrodite, é a lembrança de um anjo, pois tem asas em suas costas.

Uma de suas aventuras amorosas foi com Zeus que a perseguiu incansavelmente, mas ela não queria nada com ele e se transformava em vários tipos de coisas, até que um dia ela se transformou em gansa e Zeus por sua vez se transformou em Cisne e com isso conseguiu seu amor e uma filha com ela também, que botou um ovo e deste ovo nasceu Helena.

Um dos castigos que Nêmesis deu foi a Narciso que por ser muito bonito, desprezava o amor, e muitas donzelas sofriam por amor por causa dele e pediram vingança aos céus. Até que um dia Narciso saiu para caçar e Nêmesis preparou um calor muito forte, que Narciso teve que parar para beber água em uma fonte, mas então viu seu reflexo e se deslumbrou com tanta beleza, foi aí que Narciso ficou até sua morte.

Outro castigo que Nêmesis proporcionou foi pra Creso que era deslumbrado com sua riqueza, e só pensava no seu dinheiro, até que ela levou Creso para uma expedição contra Ciro II da Pérsia e ele acaba perdendo tudo o que tinha, assim fica em ruínas.



Referências:
http://baccam.sites.uol.com.br/mitologiagrecoromana2.htm
http://www.rosanevolpatto.trd.br/deusanemesis.htm
http://www.girafamania.com.br/historia_arte/mitologia-grega-temis.html

texto copiado de http://www.infoescola.com/mitologia-grega/nemesis/

Nêmesis, para fugir à tenaz perseguição de Zeus, símbolo da fecundação, percorreu o mundo inteiro, tomando todas as formas possíveis, até que, cansada, no outono, se metamorfoseou em gansa. O deus se transformou em cisne e a ela se uniu, em Ramnunte, perto de Maratona, na Ática. Em conseqüência dessa união, Nêmesis pôs um ovo que foi escondido num bosque sagrado, "a semente guardada no seio da terra". O ovo, encontrado por um pastor, foi entregue a Leda. Esta o guardou num cesto e, no tempo devido, nasceu Helena, que Leda criou como sua própria filha. A tradição que faz de Leda mãe de Helena narra o fato de maneira análoga: para evitar que Leda lhe escapasse, certamente metamorfoseada também em gansa, Zeus sob a mesma forma de Cisne, fê-la pôr um ovo, de que nasceu Helena.
Deusa da justiça distribuidora, era habitualmente representada com um dos braços dobrados, para indicar o cúbito, medida usada na antiguidade e tomada alegoricamente para exprimir a proporção o castigo ou da recompensa. "Eu, Nêmesis, tenho um cúbito. Por quê? dirás tu. Mostro a todos que não é possível passar a medida." (Antologia). Havia em Ramnusa, perto de Atenas, um templo dedicado a Nêmesis, em que se via uma estátua extremamente célebre da deusa. Era devida a Agoracrito, discípulo de Fídias, e representava primitivamente Afrodite. Irritada por terem os atenienses preferido a Afrodite de Alcameno, Agoracrito alterou um pouquinho a sua estátua para dela fazer uma Nêmesis, e vendeu-a em seguida aos habitantes de Ramnusa. O fato prova que o tipo de Nêmesis nunca foi bem determinado, e, com efeito, essa divindade tem sido freqüentemente confundida com a Fortuna, de que ela traz às vezes os atributos. De resto, Nêmesis só tem uma importância secundária na mitologia, e só foi posteriormente que se revestiu de um caráter de divindade vingadora, assaz confusamente expresso aliás.

_______________
Referência Bibliográfica
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega Vol. I. Petrópolis, Vozes, 2004;
MÉNARD, Réne. Mitologia Greco-Romana. Opus, São Paulo, 1991.

Acenda uma vela negra para Nêmesis e um incenso de sua preferência. Compre um novelo de lã e vá enrolando em seus dedos, livrando-se de qualquer nó que surja. 
Conforme for fazendo isso, peça a Nêmesis para desembaraçar a parte da sua vida que está confusa e mostrar-lhe a solução. 
Quando terminar de enrolar a lã nos quatro dedos, retire-a e deixe aos pés da vela. 
Faça esse ritual por três dias. 
É ótimo para desembaraçar e desenrolar qualquer área da sua vida.

copiado de Alcatéia


Nenhum comentário:

Postar um comentário