21 de Outubro - Agenda Mágica

Na Grécia, ritual dos Kouretes, sacerdotes dedicados ao culto da grande mãe Cibele, servindo como iniciadores nos mistérios da vida e das artes mágicas. 
Como mestres e protetores dos jovens, criaram a Ordem Sagrada dos Sacerdotes da Grande Mãe.
O nome “kouretes” tem origem na expressão “filhos de Cronos”, o consorte da deusa Rhea que devorava seus filhos com medo de ser destronado. 
Os “kouretes” eram jovens dedicados ao serviço da Deusa, perpetuando uma antiga linhagem de sacerdotes que cultuavam a Grande Mãe e as divindades matrilineares antes do surgimento das sociedades patriarcais. 
Antigos hinos descrevem os “kouretes” como jovens praticando artes marciais em forma de dança.
Supõe-se que as danças folclóricas que usam armas, espadas e escudos são reminiscências dessas antigas práticas sagradas. 
Os “kouretes” tinham, também, a atribuição de proteger os jovens, atuar como curadores, artesãos, construtores, armeiros, magos, videntes e participar dos ritos sexuais junto com as sacerdotisas.

Na Alemanha, antiga celebração de Horsel, a deusa da Lua e da noite, padroeira dos cavalos e dos cavaleiros. 
Nos antigos locais de culto a essa deusa, foram erguidas igrejas cristãs dedicadas à Santa Úrsula. O nome dessas cidades é derivado do nome da deusa - como Horselberg e Horsenden -, comprovando sua veneração.

Dia de Santa Úrsula, a cristianização da antiga deusa eslava lunar Orsel ou Úrsula, cujo animal totêmico era o urso, assim como a deusa Ártemis/Diana. Ela era representada cercada por onze mil virgens, que simbolizavam as estrelas.

copiado de Teia de Thea

a lenda de Ursula:
Foi uma princesa que a fim evitar uma união não desejada com um príncipe pagão, foi em uma peregrinacao a Roma com alguns companheiro. Todos foram assassinados pelos Hunos no seu retorno a casa.
Ursula é a patrona das escolas das meninas.
Helen Farias diz que Ursula era originalmente a Deusa Urso Alemã, Orsel, e seus companheiros são as estrelas no céu que cercam a constelação da Ursa. 
A constelação da Ursa maior é conehcido tambem como Plough ou a Profunda . A posicao mensal da cauda da ursa ao anoitecer anunciava a chegada das estações. 
 
A Grande Ursa era conhecida pelos gregos como Artemis e no Extremo Oriente como Ma Tsu Po, rainha do Paraiso. 
 
Na Noruega, neste dia, nenhum trabalho devia ser feito que envolvesse usar uma roda, tal como  fiar, girar, moer, etc., sugerindo uma conexão fascinante com A Deusa do Destino.
 
A ursa e um simbolo poderoso. 
Arqueologistas tem dito que ela é a deidade mais antiga, baseada nos ninchos encontrados nas cavernas  européias nas quais mantinham os ossos e os esqueletos dos ursos, arranjados com evidente cuidado . 
A palavra “urso” em inglês é relacionada à maternidade, as mães urso são conhecidas por sua devoção. O livro de Buffie Johnson contém uma reprodução de uma escultura do século V AC na Iogoslávia que mostra uma ursa embalando seu bebe como uma Madonna.
Atraves da terras do norte, os ursos são tratados com grande reverência. 
Alguns ursos escandinavos sao reivindicados por famílias como antepassados. 
A palavra mangi significa urso em alguns dialetos siberianos ou “espírito dos antepassados” em outros. 
Os shamans transformam-se em ursos quando rufam seus tambores. 
A palavra para uma mulher-shaman siberiana é a mesma que a palavra urso.
 
copiado do blog Blog da Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário