28 DE OUTUBRO - agenda mágica

No Egito, início de Isa, cerimônias de seis dias que comemoravam a morte e a ressurreição de Osíris. 
Havia uma encenação da luta entre Osíris e Seth, representando o combate simbólico entre a luz e a escuridão. Osíris era morto e pranteado por Ísis.
Segundo o mito, Osíris – irmão e consorte de Ísis, deus do Rio Nilo e da vegetação – tinha sido morto pelo seu irmão malvado Seth – deus da escuridão e da morte. 
Ísis rasgou suas roupas, cortou seus cabelos e começou uma busca desesperada pelo corpo do seu amado esposo. 
Mesmo após achá-lo, seu sofrimento não terminou, pois Seth despedaçou o corpo de Osíris e escondeu os doze pedaços em vários lugares. 
Ísis conseguiu recuperar o corpo, menos o pênis, que ela substituiu por um de ouro. 
Com encantamentos e usando ervas, Ísis ressuscitou Osíris e concebeu, por meio de recursos mágicos, o deus solar Horus.
 
 

Celebração de Aida Wedo, a deusa serpente haitiana, guardiã do arco-íris e de Dambalah Wedo, o deus serpente, seu companheiro. 
Segundo a lenda, Ainda Wedo é vista deslizando sobre a terra molhada pela chuva, com uma tiara feita de pedras preciosas formando o arco-íris, iludindo os homens com a promessa do tesouro enterrado no final.

Ela é a esposa de Damballa-Wedo (ou Hwedo) e é considerado equivalente ao Africano Mawu .
Mawu da Blessed
 
Aida Wedo é deusa da Africa Ocidental do arco-íris, adorada nas culturas Yurubá e tradições vodu, Wedo Ainda aparece como a serpente  píton do arco-íris, uma serpente cujas escamas são iridescentes. Seu corpo de arco-íris envolve a terra e os mares, isso faz dela um protetora cósmica e o poder que liga o céu ea terra.
Ela rege a água, fogo, arco-íris, e serpentes.
Como um ser benevolente, ela ensina seus seguidores a integridade, força e integração da mente, corpo e espírito.
Sua cor é branca, que é a materialização e união de todas as cores, e ela é tradicionalmente oferendada com arroz, ovos e leite por seus devotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário