05 de janeiro - Festa de BEFANA, LA VECCHIA



Celebração a deusa Befana

Befana (Itália) Deusa Anciã chamada La Vecchia ou La Strega que trazia presentes para as crianças e afastava espíritos maus.

La Befana, é um místico personagem com aspectos de uma velhinha que, na noite de 5 e 6 de janeiro, coloca doces nas meias das crianças que se comportaram bem e para quem aprontou ela deixa um carvão!!!
A palavra "Befana" deriva do grego "epifania" que quer dizer aparições, manifestação.


A lenda: (resumo)

Segundo uma historia popular, os Reis  Magos, que dirigiam-se a Belém para levar os presentes à Jesus, não conseguiam encontrar a estrada, e pediram informações para uma velhinha. 
Os Reis convidaram esta senhora para acompanha-los, mas ela nao foi. 
Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procura-los, mas nao os encontrou. 
Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança. 
Desde então, gira o mundo dando presentes a todas as crianças.

texto abaixo retirado de: Democracia Fashion


Existem inúmeras versões de lendas sobre a Befana.
São todas de origem popular, praticamente impossível encontrar a versão correta (se é que existe uma!) e fontes são desconhecidas.
Tentando entender de onde vem esta tradição encontrei algumas historias interessantes como esta:
“(…)Conta-se que há muitos séculos o Rei Herodes decretou que todos os meninos naquele ano deveriam ser sacrificados: era seu desejo matar a criança que nasceria para ser o futuro “Rei”.
 Os soldados percorreram as cidades através de todo o país, matando os meninos.
Uma das mães que perdeu o seu filho ficou tão chocada que não conseguiu chorar, nem aceitar a perda de seu filho: ela procurou desesperadamente o filho por toda a casa e, não o encontrando, convenceu-se de que a criança não estava morta, mas desaparecida. Colocou todos os pertences de seu filho numa toalha, presa a uma vara, que carregou no ombro, procurando de casa em casa por ele.
Para essa jovem mãe, parecia que muito tempo havia passado na procura, mas em poucos dias ela viu uma criança.
Convencida de que conseguira encontrar o seu filho, ela depositou a toalha e os pertences no pé da manjedoura onde a criança dormia.
 O jovem pai olhou a face desta estranha e ficou pensando sobre quantos anos aquela mulher haveria de estar procurando seu filho.
Seu rosto estava enrugado e seus cabelos brancos.
A criança era Jesus Cristo e, em gratidão à generosidade da “velha” mulher, Ele a abençoou.

Em uma noite do ano, por toda a eternidade, aquela mulher, que Ele chamou de La Befana, por ser a “presenteadora de presentes”, teria todas as crianças do mundo para si.

Nessa noite, ela seria capaz de visitar cada uma, trazendo roupas e brinquedos.
 A noite é a de 5 de janeiro de cada ano e, na manhã de 6 de janeiro, as crianças de toda a Itália encontram as suas meias cheias de doces por cada boa ação, ou um pedaço de carvão, se elas tiverem sido más.
Durante a noite da visita de La Befana ela é recebida por cada família com um prato contendo brócolis e lingüiça temperada, mais um cálice de vinho.
Na manhã seguinte, junto com os presentes, a comida está marcada pela mão de La Befana, pela cinza esparsa deixada no prato.”



de outro site (Tempero Mental) retirei o texto:


As crianças italianas escrevem cartas para a Befana e é comum deixarem meias e saquinhos pendurados para receber chocolates, caramelos e brinquedos.
Em algumas regiões da Itália, as pessoas se vestem como a Befana com um lenço pendurado no pescoço, saia, capa, óculos e junto com os seguidores passam pelas casas que tem uma bonequinha com a imagem da Befana nas janelas que é uma espécie de sinal de que a Befana e os seguidores são bem vindos a aquela casa.
Depois do final da celebração de La Befana, as bonecas são queimadas como forma de simbolizar que as coisas ruins que acontecerem no ano anterior devem ser esquecidas e que no ano seguinte coisas boas vão acontecer.

A Befana é celebrada em toda a Itália, afinal ela é considerada um ícone nacional, mas a comuna de Urbania é considerada sua “casa” oficial.
Todo ano há um grande festival para celebrar o feriado, mais de 50 mil pessoas se reúnem para celebrar a data.
Há muita comida como carne assada, vinho, lingüiças temperadas e doces para as crianças como caramelos e também os “carbones” que são uma representação de carvão, dado para as crianças que não se comportaram bem.
Hoje em dia, faz-se esse carvão em forma de doce.

texto abaixo retirado de Teia de Thea:

Festa de Befana, na Itália, reminiscência da antiga celebração da deusa Befana, a Anciã, também chamada de La Vecchia ou La Strega, que trazia presentes para as crianças e expulsava os espíritos do mal. Ainda hoje, em alguns lugares, costuma-se fazer uma boneca de trapos representando uma velha e pendura-la do lado de fora. Acreditava-se que os mortos que vinham visitar seus parentes no 1º dia de Novembro ficavam até este dia, quando Befana os conduzia de volta a suas moradas.


TExto abaixo retirado de Feiticeira Faceira




A Deusa Befana é uma Deusa Mãe Anciã que é celebrada na Décima Segunda Noite dos “Doze Dias Sagrados” – intervalo entre as celebrações antigas do solstício de Inverno (Babbat Celta Yule) e a Epifania.Nesse intervalo, as Mães antigas ensinavam à humanidade os segredos da agricultura e das artes domésticas: fiar, tecer, bordar, cuidar e educar as crianças, manter vivas as tradições ancestrais e os antigos ritos sagrados

Elas recebiam oferendas de pão, mel, leite e tranças de pão para substituir as oferendas feitas pelas mulheres com seu próprio cabelo, do qual se guardava uma parte para ser usada em curas ao longo do ano, sempre que necessário.

A deusa italiana e etrusca Befana era chamada de Marantega (Mãe antiga) e era celebrada no final dos Doze Dias, data que corresponde à atual festa cristã da Epifania. Na Sicília, sua memória permanece na figura e nos costumes de La Strega ou La Vecchia (bruxa, velha), a Anciã de outrora…


retirado do Suplemento Paladar do Estadão

A Befana veste saia rodada, muitas vezes remendada; avental com um grande bolso; exibe quase sempre um lenço amarrado na cabeça, mas também pode usar o chapéu tradicional de bruxa; calça chinelos velhos e surrados; e jamais lhe falta uma vassoura para montar. As crianças têm com ela uma relação de amor e medo.


carbone della Befana

Carbone Dolce Della Befana

500 gramas de açúcar150 ml de água

100 gramas de açúcar de confeiteiroalgumas gotas de suco de limão2 claras de ovo1 colher de sopa de vodka puracorante preto 
 1 pitada de cremor tártaro (opcional)
Como fazer1. Bata as claras em neve até ficarem firmes (adicione uma pitada de cremor tártaro para torná-lo mais compacto), quando estiver firme  adicionar, enquanto continua misturar 200 gramas de açúcar , algumas gotas de suco de limão e uma colher de sopa de vodka pura.

2. Adicione ao açúcar de confeiteiro 100 gramas de corante alimentar preto aumentando a quantidade por prescrição na escolha preto. Misture bem com uma colher de alumínio (a colher de pau vai manchar!!) .

3. Prepare o caramelo:  300 gramas de açúcar em uma panela de fundo grosso e cubra com água fria (150 ml). Quando o caramelo começa a se tornar amarelado, despeje o suspiro na mesma panela e misture bem com uma colher de pau e espere que aumente de volume sem tocá-lo.

4. Transfira tudo para uma forma de alumínio untada
e nivele a superfície com uma espátula, compactando suavemente.  
Deixe esfriar à temperatura ambiente e, em seguida, polvilhe com açúcar em póde confeiteiro. Em seguida, parta em pedaços ...e sirva às crianças (de todas as idades!!)

Tempo de preparo: 15 minutos + 2 horas de resfriamento
Variação: em vez de vodka,você pode usar álcool puro ou brandy (não se preocupe, ele só serve para inflar o composto e não causa nenhum efeito sobre as crianças:)) 
E como cor você pode escolher a cor que você  mais gosta.
Ainda acho o "carvão" preto  mais traducional!
Pode acontecer que o composto não inche e isso pode depender da quantidade de água usada na preparação da calda de caramelo , se você usa muita água é provável que a mistura fique muito líquida, e depois, quando misturado com o resto,fique incapaz de compactar bem
 
você assistirá o passo a passo dessa receita em ITALIANO!!!
Genuinamente vero!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário