30 de Junho - Calendário Mágico

Oferendas e rituais de agradecimento para Zaramama, a Mãe dos Grãos no antigo Peru. Acreditava-se que ela encarnava na terra na forma de espiga de milho com alguma característica especial, como espigas germinadas ou cores estranhas.
As pessoas ofertavam-lhes espigas, pendurando-as nas árvores, algumas delas “vestidas” como se fossem mulheres, com saias e xales.
Depois das danças ritualísticas ao redor das árvores enfeitadas com oferendas, as espigas eram queimadas para assegurar uma boa colheita e as pessoas festejavam bebendo cerveja de milho.

Dia de Aestas, a deusa do milho e do verão celebrada em Roma durante o festival de Aestatis.

Na mitologia de vários países encontra-se a personificação do milho como mulher, mãe ou donzela.
Em outras culturas, a Deusa manifesta sua essência na última espiga escolhida, que era guardada para ser misturada às sementes para serem usadas no próximo ano.

Os povos nativos norte-americanos veneravam as Mães do Milho (Corn Mothers), enquanto os europeus faziam oferendas às Korn Mutter e às deusas Ziza e Zytniamatka.

Honre, você também, as deusas dos grãos fazendo, pessoalmente, um pão ou um bolo. Reúna seus familiares ao redor de uma mesa enfeitada com espigas de trigo e de milho e faça uma oração de agradecimento pelo seu sustento.

Agradeça a Mãe Terra, às deusas dos grãos e frutos, aos Devas e a todos os seres elementais.
Peça para que jamais lhe falte alimento e lembre-se de todas as crianças famintas no mundo, mentalizando soluções para seu sofrimento.
Reparta o pão / bolo com seus familiares e leve um pedaço a uma árvore, junto com uma espiga ou um punhado de milho e uma fruta.
Ofereça-os com gratidão às deusas dos grãos e assuma o compromisso de ajudar as crianças carentes ou abandonadas.

copiado de Teia de Thea


Este dia também é consagrado às deusas pagãs e indígenas americanas:
Ceres, Mulher Mutável, Chicomecoatl, Mães do Milho, Deméter, Gaia, Gê, Héstia, Iatiku, Oréia, Pachamama, Mulher Aranha e Tonatzin.
  








Nenhum comentário:

Postar um comentário