16 DE DEZEMBRO

Festival de Sapientia, a Deusa da Sabedoria, em Roma.
Sapientia - do latim, Senhora Sabedoria, equivalente à grega Sophia - tornou-se uma deusa venerada pelos gnósticos, hermetistas, alquimistas, cabalistas e filósofos medievais.
Era representada, às vezes como a “Sereia dos Filósofos”, despejando o vinho branco do conhecimento e o tinto da iluminação de seus seios, surgindo do Mar Universal.
Os místicos renascentistas assemelham-na, às vezes, à sabedoria de Deus, à Deusa Interior, à Mãe Natureza ou à Virgem Maria.
Descreviam-na como a rainha querida de Deus, a fundação primordial de toda a criação, apresentada com uma tríade: Sapientia Greans, a criadora; Disponans, a que une todas as coisas em harmonia e Gubernans, a Divina Providência, ou seja, aspectos da tríplice manifestação da Grande Mãe.
Uma antiga deusa romana da sabedoria e das profecias era Egeria, cujo nome, ainda hoje, é usado para designar as mulheres conselheiras.
A lenda descreve-a como uma ninfa aquática que se apaixonou e casou com o rei Numa Pompilius, ensinando-lhe os rituais corretos de veneração da terra.
Também foi Egeria quem nos deixou de legado as primeiras leis de organização das cidades.
Mais tarde, ela tornou-se uma divindade completa, venerada pelas mulheres grávidas, que he pediam presságios e orientações sobre seus filhos.
Seu culto foi assimilado ao da deusa Diana, com quem dividia o altar e a fonte do bosque sagrado de Nemi.

Medite neste dia sobre aqueles aspectos de sua vida onde precise buscar ou demonstrar mais sabedoria.
Invoque as deusas da sabedoria – Athena, Minerva, Sofia, Kista, Sapientia ou A Mulher Coruja – e peça a seu animal totêmico ou à Coruja Branca, que intercedam perante às Deusas e lhe tragam mensagens esclarecedoras, sinais ou presságios sobre como agir com segurança e sabedoria.

copiado de Teia de Thea 




"Eu sou a Glória de sua Luz Interior".

Sophia ("Sabedoria"), também chamado de "Sophia" é a Grande Mãe gnóstica grega.
Ela é a Deusa do Céu e a Mãe das Estrelas e dos Hebdomas, os sete seres poderosos que criaram  o mundo.
Eles são chamados "anjos", mas são de caráter ambíguo, pois na crença gnóstica este mundo material é pensado para ser uma emanação menor do mundo divino, cheio de poderes hostis e do mal.
Gnosis significa "conhecimento profundo" ou "inteligência espiritual", e era geralmente entendida pelos gnósticos como "revelação".
Nossa palavra "conhecer" tem suas raízes na "gnosis".
Os gnósticos eram uma seita mística que existia anterior ao cristianismo, mas que foi muito influenciada por ele.
Sophia é considerado um dos Aeons, Anjos do pensamento manifestado, que criou todas as coisas. Ela é a mãe de Sophia-Achamoth (que representa a luz astral), Enthumesis ("Consideração" ou "estima") e os Elohim ("deuses").
Com Phronesia ("Objetivo" ou "sabedoria prática") e Dynamis ("Power") Ela criou os Anjos e os Principados (anjos Superior).
Chamado o Espírito de Deus, Ela também é dito às vezes ser sua mãe, e alguns chamam de Sua Esposa de Cristo.
Ela é representada aqui como tudo vê Sabedoria.
Hagia Sophia, a Igreja de Santa Sofia em Constantinopla, hoje Istambul (Constantinopla não - tem sido um longo tempo desaparecido), foi construída pelo imperador Constantino em honra dela e continua a ser um dos edifícios mais bonitos do mundo.
Sophia em uma leitura indica que a sabedoria e criatividade, inteligência e inspiração divina. Este tipo de sabedoria é capaz de compreender e ouvir com compaixão para os pontos de vista diferentes, e classificar a verdade entre eles. Este conhecimento divino é também capaz de compreender o paradoxo ea idéia de que dois pontos de vista opostos podem ambos ser a verdade.
Outros nomes: Sophia Prunikos
traduzido da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário