Celebração de Litha!!

As tradições e celebrações que coincidem com estas datas são originariamente pré-cristãs e têm pretendido ser cristianizadas, como a celebração da natividade de São JJoão Batist.
Têm muita importância na Letónia, Lituânia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Estónia, ainda que também se podem encontrar amplas influências desta celebração na Irlanda, algumas zonas de Bretaña (Cornualles especialmente), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha e em algumas zonas fora da Europa, como Canadá, Estados Unidos e inclusive no hemisfério sul (Argentina, Brasil), onde esta celebração européia importada tem sido chamada mais apropriadamente "solsticio de inverno".
Dentro da comunidade pagã podemos encontrar o nome de "Litha" provindo dos textos do fraile Bede titulado De temporum ratione no qual ele mesmo apilidou os nomes anglo-saxões para os meses que aproximadamente correspondiam com junho e julho como "se Ærra Liþa" e "se Æfterra Liþa" ("anterior mês Litha" e "posterior mês Litha") com um mês intercalado após "se Æfterra Liþa" em anos bisiestos.

Sobre a data eleita

As celebrações de dito solsticio centram-se concretamente no 21 de junho, convertendo no dia mais longo do ano (no hemisfério norte).
A diferença entre o Calendário Juliano (365,2500 dias) e no ano tropical (365,2422 dias) transladavam mais três dias adiante no dia associado com o actual solsticio astronómico a cada quatro séculos, até que o Papa Gregorio XIII mudou o calendário instalando o solsticio ao redor do 21 de junho.
No Calendário Gregoriano, o solsticio transladar-se-ia pouco a pouco a razão de um dia a cada 3000 anos.

História


Jaanituli põleb Valjalas.jpg
A celebração do solsticio de verão provem de tempos anteriores ao cristianismo.
Nesses tempos o povo achava que as plantas que floresciam ou germinaban em dito solsticio tinham mais poderes curativos e sanadores do habitual , razão pela qual costumavam as colectar em dita noite.
Acendiam-se fogueiras para proteger-se de espíritos malignos, os quais supostamente vagavam livremente quando o sol se punha pelo sul.
Em anos posteriores, as bruxas utilizaram esse dia para remarcar uma data que supostamente tinha um grande ônus mágico.
Na Suécia, a dita celebração realizava-se com sacrifícios rituais em honra à fertilidade.
Segundo vários antropólogos, o solsticio manteve-se como um momento especial dentro do ciclo anual desde o neolítico.
Na Suécia, Finlândia e Estônia, o solsticio de verão considera-se uma das grandes celebrações do ano, comparável só com a noite de Walpurgis , a noite de Navidade ou a de Ano Novo.

Celebração dentro do neopaganismo

Dentro das diferentes formas do Neopaganismo podem ser bastante diferentes e ter diferentes origens, apesar de compartilhar uma mesma definição.
Algumas tradições Neopagãs celebram-no acercando à maneira na que eles acham que os antigos pagãos germânicos a celebravam, enquanto outras tradições preferem celebram dito solsticio com rituais selecionados de diferentes fontes, sendo a cultura germânica uma das muitas utilizadas.
No Neodruidismo, o termo ALBAN HERUIN" utiliza-se como sinônimo do solsticio de verão.
Dito nome foi inventado no final do século XVIII pelo autor romântico de origem galesa chamado Iolo Morganwg.

Neopaganismo germânico

O soslticio de verão ou Litha figura no reconstruído calendário germânico, utilizado por alguns grupos neopagãos, quem põem ênfase na reconstrução do Paganismo Germano-anglosaxão.

Wicca

Litha é uma das 8 festividades ou Sabbat celebradas pelos wiccanos, desde que tradições provenientes de New Forest (as quais se referem à "British Traditional Wicca") começaram a usar esse nome tradicional.
A festividade considera-se como o ponto crucial onde o verão atinge seu ponto mais álgido e o sol brilha com mais intensidade e com uma duração longa em comparação com o resto de dias.
Litha é precedido pelo sabbat conhecido como Beltane, e seguido depois por Lughnasadh ou Lammas.

copiado de Encydia

Nenhum comentário:

Postar um comentário