9 DE DEZEMBRO



Festa da Virgem de Guadalupe, no México.
Neste dia, pessoas de vários lugares vêm orar no templo da Virgem, pedindo sua bênção.
Esta era uma antiga data dedicada à deusa asteca Tonantzin, “A Mãe da Saúde”.
A Grande Mãe asteca tinha vários nomes e diferentes atributos, de acordo com os lugares e tribos que a veneram. Como Tonan, Tonantzin, Chihuatzin, Toci ou Tetuinnan, ela era a Mãe Sagrada e reverenciada, padroeira das parteiras e curandeiras, detentora dos poderes de regeneração e curandeiras, detentora dos poderes de regeneração e cura pela terra e pelas ervas.
Seu altar mais famoso era na colina de Tepeyac onde, no ano de 1531, ela apareceu perante os camponeses índios e pediu que seu altar fosse reconstruído, o que de fato aconteceu e a Igreja Católica dedicou-o à Virgem de Guadalupe.
Em seu aspecto de anciã, como Vovó Toci, era invocada nos rituais de purificação e reverenciada como a padroeira dos curandeiros, parteiras, xamãs, médicos e adivinhos, que dançavam calados - em estado de transe – por oito dias consecutivos defronte uma mulher coberta de flores, representando a Deusa.
Ore neste dia para a saúde ou a de seus entes queridos, pedindo intuição e orientação para encontrar as soluções adequadas para seu estado.
Invoque as Deusas Tonantzin e Toci, entregando a elas sua cura.

copiado de Teia de Thea

Tonantzin, a Mãe da Saúde.

Tonantzin também era chamada de A Grande Mãe Asteca e tinha diferentes atributos de acordo com os lugares e tribos que a veneravam.

Era Mãe sagrada e reverenciada, padroeira das parteiras e curandeiras. Seu poder de regenerar e curar através da terra e das ervas era grande.

Mais tarde, a Igreja Católica dedicou esse altar à Virgem de Guadalupe. Esta Virgem, além de incorporar o local de culto à Deusa, também incorporou a data de sua celebração, 9 de dezembro.

Hoje, no México, pessoas de vários lugares do mundo vêem visitar esse templo para fazerem orações e pedir a benção da Virgem de Guadalupe. 
Os descendentes de índios quando oram neste dia, sabem para quem estão fazendo suas orações. 
Mas ao final, tanto a Virgem, quanto Nossa Senhora , são a mesma Grande Mãe .
 
copiado de Agenda Esoterica 
 

RITUAL PARA A SENHORA GUADALUPE


Este ritual xamanista mexicano, baseado na tradição das curandeiras devotas de Tonantzin - a Grande Mãe, é um dos meios de honrar a Natureza e suas mensageiras.  

MATERIAIS NECESSÁRIOS :
Duas velas: uma azul e outra rosa, dois candelabros, incenso e um prato com frutas diversas.

INVOCAÇÃO (de pé):
Arrume tudo num altar coberto com uma toalha branca, acenda o incenso e as velas.

Voltado para o Norte diga:
Espíritos guardiães do Norte, sentinelas da terra, honramos TLAZOLTEOTL (a devoradora de impurezas) – manifestação da deusa TONANTZIN.  Ouçam!  Cantamos o amor pela Senhora Guadalupe. Salve amada Guadalupe, querida Toci!

Voltado para o Oeste diga:
Espíritos guardiães do Oeste, sentinelas da água, honramos IXCUINA (a de quatro faces) – manifestação da deusa TONANTZIN.  Ouçam!  Cantamos o amor pela Senhora Guadalupe.

Voltado para o Sul diga:
Espíritos guardiães do Sul, sentinelas do fogo, honramos CIHUACOATLE (a mulher serpente) - manifestação da deusa TONANTZIN.  Ouçam! Cantamos o amor pela Senhora Guadalupe.

Voltado para o Leste diga:
Espíritos guardiães do Leste, sentinelas do vento, honramos TONANTZIN, nossa mãe. Ouçam! Cantamos o amor pela Senhora Guadalupe.
Ore por todas as pessoas necessitadas e doentes, pela Natureza e suas criaturas (coloque aqui também seus pedidos e intenções particulares).

COMUNHÃO (sentado):
Peça para Guadalupe-Tonantzin consagrar as oferendas sobre o altar. Faça alguns minutos de silêncio.
Levante-se e agradeça a presença das entidades espirituais invocadas e coma algumas frutas. 

BÊNÇÃO FINAL (de pé):
Reverencio Guadalupe-Tonantzin,
Rosa Celestial, Rosa Mística, Rosa de Tepeyac.
Que sua fragrância perfume minha alma e corpo.
Que seu poder me envolva de manhã e de noite.

Agora medite e recorde-se de suas ancestrais femininas. Lembre-se de suas avós ou bisavós. Imagine uma imensa fila de mulheres atrás de você, perdendo-se nas brumas do tempo.  No final desta milenar fila, veja com os olhos do coração a Grande Ancestral: TONANTZIN.

Terminado o ritual, deixe as velas queimarem até o fim.
 
 copiado de Espiritismo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário