Equilíbrio: Como harmonizar e equilibrar os elementos em nosso corpo?

25.08.2009

Equilíbrio

É impossível praticar Magia se não estamos verdadeiramente equilibrados nos aspectos físicos, emocionais, energéticos e espirituais...
As doenças se manifestam em nosso corpo quando há o desequilíbrio de algum elemento dentro de nós. 
Por exemplo: pessoas muito distraídas (excesso de elemento ar) ou pessoas com problemas mentais (fraqueza do elemento Ar). 
Pessoas que não se expressam, ou aquelas que usam drogas e bebidas para tentar se esconder de sua própria dor, geralmente tem problemas de fígado (fraqueza do elemento éter).
Assim, de acordo com Andy Baggot, as terapias também podem ser consideradas e utilizadas olhando a sua relação com cada elemento e podemos recorrer a elas para nos re-equilibrarmos:
Em seguida faço uma breve descrição de algumas terapias que utilizo terapeuticamente para devolver o equilíbrio físico, emocional, mental e energético do ser humano que deve ser respeitado e observado como um todo!
Para harmonizar e equilibrar o elemento terra em nosso organismo podemos nos valer de várias terapias que atuam principalmente no corpo físico ação táctil:
Shiatsu: A finalidade do tratamento shiatsu é de "liberar" os meridianos, isto é, os canais por onde passam a energia vital permitindo um melhor fluxo da energia. 
É uma terapia (acupressão ou massoterapia) de reequilíbrio físico e energético que consiste na compressão e descompressão (por polegares, dedos e palma das mãos) de pontos específicos dos canais de energia, bem como na movimentação das articulações, através de manobras específicas.
Oligoterapia (reposição de minerais): A Oligoterapia é destinada suplementar a dieta com os minerais adequados para recuperar a energia e a vitalidade necessária para o bom funcionamento do corpo, restabelecendo o equilíbrio entre os constituintes orgânicos e elementos básicos.
Para harmonizar e equilibrar o elemento ar devemos utilizar terapias que harmonizem a mente, a intuição e a parte respiratória:
Aconselhamento metafísico: esclarece possíveis alterações de comportamento ou as causas das doenças, assim, com o conhecimento consciente, fica mais fácil mudar a postura mental que desencadeia o problema.
Aromaterapia: Os aromas dos óleos essenciais são usados para reequilibrar disfunções emocionais, energéticas e físicas, atuando na cura e prevenção de doenças. 
Essa terapia tem cientificamente comprovada sua eficiência como anti-sépticos, cicatrizantes, anti-infecciosos e calmante, sendo isto feito por meio da inalação de seus aromas ou por aplicação em óleos de massagem.
Para harmonizar e equilibrar o elemento fogo devemos nos valer das terapias que movimentam e harmonizam a energia do corpo:
Acupuntura: Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Através da acupuntura e suas variações, os meridianos e os outros 700 pontos, que estão conectados energicamente com os órgãos e o organismo, quando estimulados, trazem um melhor resultado nas funções do corpo e na prevenção da saúde.
Moxabustão: A moxa possui natureza pura de Yang (calor) e tem a função primordial aquecer os "canais de energia" e expelir o "frio".
Para harmonizar e equilibrar o elemento água utilizo terapias que envolvam o elemento e que harmonizem as emoções e sentimentos:
Escalda-pés: funciona na parte do reequilíbrio emocional e energético, sempre voltado para o relaxamento associando ervas, essências aromáticas e calor.
Banhos ou Compressas: Quando tomamos um banho de ervas impamos a nossa aura fazendo com que ela volte a funcionar normalmente e harmonizando os nossos chakras que são túneis por onde entram as energias no nosso corpo físico. Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. 
As ervas podem limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima, tirar nosso cansaço etc. 
Para fazer o banho, devemos olhar uma relação de ervas e escolher aquelas que se adequam à nossa situação.
Para harmonizar e equilibrar o elemento éter uso terapias que harmonizem a parte etérica/vibracional do corpo:
Florais: Para tratar o corpo torna-se necessário que a pessoa modifique o seu estado de espírito em relação à doença e em relação à vida, pois a doença não é mais do que o resultado da maneira como a pessoa vê e aceita o mundo à sua volta. Assim, as essências florais procuram melhorar os diversos estados de espírito e ajudar-nos a ver o mundo que nos rodeia de uma maneira mais positiva como uma forma de nos ajudar a evitar ou a combater doenças.
Reiki: É uma energia inofensiva, sem efeitos colaterais, sem contra indicações, compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento. É prática, segura e eficiente, através da técnica, equilibra os sete centros de força, localizados entre a base da coluna e o alto da cabeça. Quando fazemos uso da energia reiki, estamos aplicando energia-luz, visando recuperar e manter a saúde física, a mental, a emocional e espiritual. É um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar os corpos, criando para o ser um estado de harmonia e obter a Re-ligação com a Divindade.
Existem muitas outras maneiras e você deve encontrar aquela que mais lhe sensibiliza, desse modo passará a se conhecer melhor e a perceber os próprios sinais que o seu corpo exprime quando não se encontra em equilíbrio.
Acima citei as minhas formas de equilibrar os cinco elementos em meu ser. Com isso consigo caminhar pela vida com passos seguros e serenos, consciente de que a Divindade (Deus/Deusa) me ampara, porque faço o melhor por mim e por aqueles que passam pelo meu caminho de vida.
Que a Luz a Paz também estejam em seus caminhos...

Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com,www.espacodluzepaz.blogspot.com, e-mail: mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11)98489-3858.
Texto publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/equilibrio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário