Sabat - Faça seu pedido, prepare um delicioso pão e atraia boas energias


29.01.2010

Sabat

.

Sabats ou Roda do Ano são celebrações feitas a cada mudança dos ciclos do sol e da terra, representados pelo Deus-Sol e pela Deusa-Terra.
Em 2 de fevereiro (no hemisfério sul, e em 1º de agosto no hemisfério norte) acontece o Lughnassadh, Lammas ou Lunasa: Sabat em homenagem ao Deus-Sol.
O nome Lughnasadh vem em honra ao deus céltico Lugh (Deus-Sol), o maior guerreiro dentre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos.
Já o nome Lammas é a contração de loaf=naco/pedaço e mass=massa/pão, que significa pedaço de pão. Olha que interessante: hoje em dia, temos o pão-de-ló (será que veio do pão de loaf?), geralmente feito para comemorar os aniversários de pessoas queridas.
Este Sabat era conhecido também como o Festival da Colheita. 
É o tempo de dar graças pelo que você começou a receber e partilhar o que puder para receber mais. 
Agradecer pelo que foi bom e também ao que parece ruim, pois tudo o que acontece na vida faz parte do caminho evolutivo de cada um. 
Agradecer pela frutificação e colheita das sementes que foram semeadas. 
É o momento de agradecermos pelos alimentos que estão diariamente na nossa mesa.
Como atividade simbólica, compartilhamos a nossa fartura e dessa forma louvamos a fertilidade da mãe-terra e honramos a união sagrada da deusa (terra) e do deus (sol).
Pão encantado de Lammas
Símbolo do alimento, o pão encantado é feito com grãos, representando a 1ª colheita, e repartido (como alimento sagrado) entre os membros da família ou mesmo entre amigos.
Preparando o pão
Acenda uma vela branca e ofereça à Deusa-Terra e ao Deus-Sol. Enquanto prepara a massa de um pão bem gostoso, agradeça por todas as bênçãos concedidas durante o ano.
5 elementos
O pão é composto pelos 5 elementos: combina as dádivas do elemento Terra (farinha, aveia), com a Água (substância que deu origem a todas as coisas), o Ar (o fermento). 
Se no momento em que sovamos a massa, fizermos nossos agradecimentos pela prosperidade, fartura e saúde, querendo que cada um que partilhe desse alimento prospere e seja feliz, estaremos encantando esse pão com o nosso amor, a nossa intenção (o 5º elemento).
Por fim, o elemento Fogo (quando o pão vai ao forno, transformando os outros elementos em alimento).
Para servi-lo, enfeite a mesa com flores e frutas da estação, de forma bem bonita, convide familiares e amigos para partilhar com você das bênçãos da vida, saboreando esse delicioso e simbólico pão encantado.
Faça o seu pão, convide os amigos e atraia boas energias!!!

Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com e www.espacodluzepaz.blogspot.com e e-mail: mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11)98489-3858.
Publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/sabat.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário