Terra: Conheça as qualidades mágicas deste elemento que é a base da vida


Terra

No nosso sistema solar, a Terra é o terceiro planeta a partir do Sol, o planeta onde vive a humanidade.
Nesse aspecto ela também abriga o mundo da natureza, como na expressão "Mãe Terra".
Antigas culturas que dela viviam (agricultores) consideravam a Mãe-Terra um ser vivo fecundo provedor de todos os habitantes.
Mais especificamente, ela também é a massa de terra do mundo, distinta dos oceanos e da atmosfera.
A terra é o elemento sólido, o solo, as pedras e cristais, as altas montanhas, as cavernas e minas subterrâneas, os minerais. Também simboliza a escuridão, a densidade e a imobilidade.
Outro significado da Terra é nosso mundo diário, da materialidade, em oposição a outros mundos hipotéticos, como o céu e o inferno, ou mundos espirituais.
A terra traz perseverança, aprendizagem, vitalidade, estabilidade, praticidade, cautela, organização e visão da realidade, a materialização do necessário para vivermos.
A força deste elemento é representada pelos reinos animal, vegetal e mineral.
Nós fazemos parte do reino animal. Somos criaturas (imagens do Criador) que não nasceram isoladas da Mãe-Terra (Gaia), pois nenhum animal nasce de sapatos!!
Carregamos a energia do elemento terra, em nosso corpo físico representado pelo próprio corpo em si e pelos nossos músculos e ossos (principalmente a nossa coluna vertebral, que é o nosso sustentáculo - a estrutura que nos mantém rígidos e em pé).
Segundo a Medicina Chinesa aprendemos que esse elemento comanda as funções digestivas através do Estômago, do Baço e do Pâncreas. Onde o Estômago faz a transformação (recepção e decomposição) dos alimentos e também assinala fases de "mudanças" ou "transformações" em nossa vida (Quem não sentiu um frio no estômago quando iniciou uma nova escola ou um novo projeto??). O Baço atua como formador do sangue - hematopoiese, juntamente com o Pâncreas que regula as reservas de glicogênio no sangue.
Por esse aspecto energético, concluímos que somos intermediários de 2 energias fundamentais: Energia Cósmica que desce do céu adentra ao nosso corpo pelo chacra coronário e sai pela planta dos pés; e a Energia Telúrica, que sobe pelos nossos pés e chacra básico, ascendem por cada chacra e sai pelo alto de nossa cabeça.
É, portanto, pelo contato com o solo que a energia Telúrica (Kundalini) penetra em nosso corpo.
Quando estamos em desequilíbrio com esse elemento, desencadeamos sintomas, ou dificuldade, de ordem emocional, psicológica material e/ou espiritual.
Quando nos isolamos desse contato, vamos acumulando uma carga energética que deveria ser "descarregada" na terra (solo) (Lembra-se do fio-terra dos aparelhos elétricos? Eles servem para evitar sobrecarga!)
O nosso fio-terra está na planta dos pés e quando nos isolamos completamente desse contato, ficamos muito sonhadores, negligentes com a alimentação, trabalho, valores a receber, dinheiro, desencadeamos uma fuga para espiritualidade, apresentamos um desleixo, abandono, fuga da realidade ou dispersão, alem de darmos "choques" e desenvolvemos inflamações.
Quando temos excesso dessa energia, ficamos muito materialistas, frios, inflexíveis, manipulativos, teimosos, acomodados, cautelosos, com tendência a se isolar, com o raciocínio excessivamente prático, endurecidos e desiludidos, sem criatividade.
Devemos lembrar que o equilíbrio está sempre no caminho do meio!!!
Nem tanto ao céu, nem tanto a terra!!!
Correlações com o elemento Terra:
Cores
Marrom, verde, cores terrosas
Incensos
Benjoim,  Incenso
Hora
Meia-noite
Estação
Inverno
Ponto Cardeal
Norte
Elementais
Gnomos
Animal Mítico
Tartaruga
Espírito Animal
Urso, cervo, bisão, tartaruga
Ervas
Jasmim, samambaia
Cristais
Hematita
Aromas
Eucalipto, rosa, patchouli, limão, gerânio
Banhos
Samambaias, Folhas de Mamona (em casos graves)








Para harmonizar-se com esse elemento, sente-se no chão, pise descalço na terra, na grama ou na areia, abrace uma árvore, cuide de plantas, mexa na terra.
Apenas atingindo o equilíbrio com cada um dos elementos chegaremos ao equilíbrio total que é representado pelo nosso Espírito em harmonia e em Paz.

Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio do blog www.mirhyamcanto.blogspot.com, e-mailmirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11) 98489-3858.
Texto publicado em 15.07.2009 em  http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário