26 de Março - Calendário Mágico

Dia de Celebração de Mati-Syra-Zemlya
É a deusa eslava da terra, seu nome significa “úmida mãe terra” e é a deusa-mãe doadora das visões proféticas para os eslavos.
Era muito cultuada, com seus fieis pedindo constantemente por boas colheitas, por fertilidade entre outras coisas.
Até este dia era proibido arar a terra, cavar buracos ou bater estacas, para não machucar o ventre grávido da Mãe Terra. Honrava-se a Grande Mãe como fonte de vida, de força, de poder e abundância, fazendo-se juramentos e promessas em seu nome. Nos casamentos colocava-se terra sobre a cabeça dos noivos que, em seguida, engoliam um pouco dela e faziam suas promessas. Para saber como seria a colheita, cava-se um buraco e procurava-se ouvir o som da terra: o som cheio anunciava fartura; o som oco, perdas. Era considerado um sacrilégio cuspir na terra, se alguém assim o fizesse, deveria pedir perdão imediatamente. Na Rússia, suas celebrações perduraram até meados do século XX. - texto retirado de Teia de Thea


Dia do Arado nos países nórdicos.

Dia da Solidão na tradição Wicca e neopagã.
Recomenda-se passar o dia ou parte dele, em isolamento, recolhimento e meditação, procurando o contato com o Eu Superior.
Caminhe na mata ou à beira mar, ouça a Natureza e sinta o contato com a Mãe Terra, percebendo sua pulsação sincronizada à batida de seu próprio coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário