Minha Doutrina


Minha doutrina é semelhante ao oceano.

O oceano é minha doutrina,
ambos pouco a pouco vão se tornando cada vez mais profundos.
Ambos, em todas as suas mudanças conservam a unidade.
Ambos devolvem cadáveres à praia.

Assim como os rios, lançando-se no mar, perdem seu nome e, a partir de então, ficam fazendo parte do grande oceano,
assim também os homens de toda casta,
entrando para a comunidade,
tornam-se irmãos e passam a ser contados como filhos do Buda.

O oceano é o reservatório de todos os cursos d’água e da chuva das nuvens e,
no entanto, não transborda, nem seca, nunca.

Assim, também minha doutrina é compreendida por milhões de pessoas,
e no entanto não aumenta nem diminui.

Assim como o grande oceano está impregnado de um só sabor - o do sal -,
assim também minha doutrina está impregnada de um só sabor, o da libertação.

O oceano e minha doutrina, ambos estão cheios de pedras preciosas, tesouros e pérolas,
e ambos servem de morada a toda uma poderosa existência.

Minha doutrina é pura
e não faz distinção alguma entre o nobre e o vulgar,
o rico e o pobre.

Minha doutrina é semelhante à água que apaga toda nódoa.
Minha doutrina é semelhante ao fogo que tudo purifica.
Minha doutrina é semelhante ao céu, porque há nela lugar, muito lugar,
para receber todos os homens, o nobre e o vulgar, o rico e o pobre, o poderoso e o humilde.

Sakyamuni

Nenhum comentário:

Postar um comentário