16 de Março - Calendário Mágico

FESTIVAL DE DIONÍSIO

Este é o deus greco-romano do vinho, também conhecido como Baco.
Ele também domina os grãos, a fertilidade e a alegria.
Hoje, reúna os amigos para uma pequena celebração a Dionísio, fazendo um brinde com vinho em honra a ele.
Todos os que participarem deste alegre ritual, terão como companheira de vida a alegria
Seu culto deve ter vindo da Trácia, Lídia ou Frígia para a Grécia aproximadamente no oitavo século a.C. e se estabeleceu inicialmente com muitas restrições, principalmente da aristocracia. Basta observar que Homero não o reconheceu como um dos grandes deuses olímpicos.
Com sua forma de touro freqüentemente liderava as Maenads barulhentas, bacantes, sátiros, ninfas e outras figuras disfarçadas para os bosques.
Eles dançavam, desmembravam animais e comiam suas carnes cruas, e alcançavam um estado de êxtase que originalmente nada tinha a ver com o vinho. Outro animal cuja forma era assumida por ele era o cabrito.
Isso porque para salvá-lo do ódio de Hera, seu pai, Zeus, o transformou nesse animal.
E quando os deuses fugiram para o Egito para escapar da fúria de Tifon, foi transformado em um bode.
Assim, seus adoradores cortavam em pedaços um bode vivo e o devoravam cru, acreditando estar comendo a carne e bebendo o sangue do deus.
Apenas gradualmente é que foram os componentes licenciosos e fálicos do culto moderados, de forma que tomou um lugar seguro na religião dos gregos.
Mais tarde, seu culto se tornou tão difundido que veio a ser cultuado em um momento histórico particular, até mesmo em Delfos, o santuário-chefe de Apolo.
Nos festivais realizados em sua homenagem, que eram basicamente festas da primavera e do vinho, também foi acrescentadas performances dramáticas, especialmente em Atenas, de forma que seu culto pode ser visto ligado ao gênero dramático.

Dia de Mogan Le Fay

Personagem celta da água, rainha das Fadas, Senhora de Avalon, Morgaine Le Fay ou Morgan Le Fay, é conhecida na Grã-Bretanha como Morgana das Fadas.
O nome Morgaine tem origem celta e quer dizer Mulher que veio do mar e pode se escrever Morgaine ou Morgan.
Morgaine também é muito conhecida na Itália por um fenômeno chamado Fata (Fada) Morgana.
Morgan era uma mulher encantadora que mudava de forma, com aspecto de deusa, sendo conhecida pelo apelido de "le Fay".
O seu nome inglês proveio do francês Morain le Fee, a fada ou feiticeira e em italiano Fata Morgana.
Morgan le Fay era representada como uma deusa negra, caracterizada pelas suas poderosas qualidades terrestres de Inverno e de guerra.
Alguns contos referem que ela podia mudar de forma e voar com asas.
A sua rival era a Rainha Guinevere, filha de Leodegrance e mulher de Arthur, cujo papel era "Noiva das Flores", representando a Primavera e o nascimento.
Morgan governou o castelo das donzelas, perto de Edimburgo, sendo também deusa de uma ilha chamada "A Ilha da Felicidade", "A ilha das Maçãs", mais conhecida pelo nome de Avalon, na qual habitavam 9 irmandades.
Ela era a chefe das nove irmãs, cujos nomes incluíam Moronoe, Mazoe, Gliten, Glitonca, Cliton, Tyronoe e Thitis.
As lendas baseadas nos contos do Rei Arthur acreditam que Morgana foi uma sacerdotisa da Ilha de Avalon, na Bretanha, em outras versões, foi meia-irmã de Artur, uma feiticeira maligna que queria de todas as formas retirar sua poderosa espada Excalibur.
Sendo Filha de Igraine e Gorlois, Duque da Cornualha, Morgana é treinada por sua tia Viviane na ilha de Avalon para se tornar a Senhora do Lago ou como também é chamada Dama do Lago/Senhora de Avalon.
Foi também, aluna de Merlin, tendo aprendido com ele grande parte da sua magia.
Morgana teve um filho de Arthur depois de um ritual sagrado (Beltane), essa criança se chamava Gwydion.
Após ir para corte de Arthur toma o nome de Mordred.
Mais tarde este seria um dos inimigos de Arthur.
Mordred depois de ter ferido seu próprio pai em uma luta para tomar o trono acaba morto. Morgana vendo seu irmão morrer e escutando seu pedido o leva para Avalon, onde o tempo transcorre de forma diferente do mundo dos humanos.
Alí Arthur lança Excalibur no lago e morre, Morgana leva seu corpo para ser enterrado em Avalon (em algumas histórias, o Rei Arthur, ferido em combate, é levado pela Dama do Lago, a uma Avalon mística do Além paralela a real), onde Artur permanece retirado do mundo e para sempre imortal.
Em algumas versões da lenda, ele não resiste à viagem e morre tendo sido enterrado então em Avalon, em outras, ele estaria só dormindo, esperando pra voltar num futuro próximo, pois, a ilha seria um refúgio de espíritos,o que permitira a ele permanecer vivo por artes mágicas). Posteriormente a Ilha de Avalon se desliga quase por completo do mundo físico.
E a Bretanha cai numa era negra nas mãos dos Saxões.

Nos livros "As Brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley, que recontam a história do Rei Artur, nela, Morgana é uma sacerdotisa sagrada da Grande Mãe.
Apesar da história de Marion ser pouco realista, retoma laços importantes de Morgana com a cultura pagã atual.
Colocar Morgana numa posição de poder e conhecimento confere às mulheres uma importante retomada de sua posição forte no culto à Deusa, base do Druidismo Matriarcal.
Morgana das Fadas é um dos personagens mais fortes nas lendas Arthurianas, hora como sua inimiga, hora como sua amiga, sua amante ou irmã, Morgana encanta, aterroriza e engrandece essa antiqüíssima lenda que povoa nossa cultura há tanto tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário