13 de Setembro - Calendário Mágico


DIA DO HOMEM VERDE

O Homem Verde era, na tradição celta, o arauto da natureza, o mensageiro que anunciava que a primavera estava chegando.
Receba-o hoje e ganha sua simpatia.
Acenda um incenso de maçã e uma vela verde e leve uma planta nova para casa.
Plante uma árvore ou faça algo de bom pelo verde.

Um rosto que espia por entre folhas e vinhas.
É o Homem Verde, uma misteriosa deidade dos bosques que cuida das florestas e especialmente de todas as árvores.
Diz-se que ele tem forma humana, tez verde e se veste com folhas e cascas de árvore.
Para aqueles que destroem indiscriminadamente bosques e florestas, o Homem Verde é um espírito maligno.
Para aqueles que amam e usam de modo sábio as árvores, ele é uma tímida entidade que encoraja o crescimento das plantas.
Segundo a lenda, ele oculta tesouros sob suas árvores frutíferas, mas torna a ocultá-los se os fazendeiros arrancam as árvores de seus pomares em busca dos tesouros.

copiado do site: http://bruxaria.net

" Quando adentramos nas sombras da floresta mística, encontramos um rosto que olha fixamente para nós: o Green Man, mascarado com folhagens e galhos que formam seu rosto e saem de sua boca.
O Green Man é um símbolo pré-cristão encontrado gravado na madeira e na pedra de templos e sepulturas pagãs, de igrejas e de catedrais medievais, e usado como ícone arquitetural da era Vitoriana, em uma área que se estende da Irlanda até o Leste da Rússia.
Embora encontrado geralmente como um antigo símbolo celta, na verdade, suas origens e o significado original são encobertos no mistério.
O nome data de 1939, quando a senhora Raglan (folclorista) encontra uma conexão entre as caras folhadas das igrejas inglesas e os contos do homem verde (ou “Jack, o verde”) do folclore irlandês.
Ele é o Mestre da Colheita e de toda a Natureza cultivada.
Está relacionado aos grãos e ao desenvolvimento da agricultura.
É o dominador da vida e do crescimento das plantas.
Ele é nossa parcela do sátiro que nos traz alegria, a felicidade.
Esta associado aos excessos e ao êxtase provocado pelo vinho, tão sagrado pelas culturas primitivas.
Nessa face, Ele assume vários papeis, principalmente o de Filho, e Amante da Deusa.
Diversas deidades ao longo da história humana representaram bem as características do Green Man."

" " copiado do blog:http:http://wiccas-deusadalua.blogspot.com

Oração ao Deus (Greenman)

Ao grande fertilizador
eu peço auxílio
Ó grande semeador
esteja presente em minha vida

Que suas bençãos e poder
venham fazer minha vida florescer
para que o amor
venha estar presente sempre

Que eu floresça
no meu agir
para que eu possa
ajudar a quem precisar

Que eu floresça
no meu falar
para que de mim
saiam palavras amigas e de carinho

Que eu floresça
no meu olhar
para que em situações contrárias
eu possa ver o caminho certo

Que eu floresça
no meu ouvir
para que em meio as críticas
eu possa tirar algum aprendizado

Que eu floresça
na arte
para que o caminho que escolhi
seja perfeito aos olhos da Deusa

Ó grande senhor da colheita
semeie em mim
a cada dia

Para que eu possa
e venha florescer
como no mais belo
dia de primavera

Que assim seja e assim se faça.

copiado do blog:http://criswicca.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário