20 de Setembro - Calendário Mágico

Dia de Quetzalcoatl

Quetzalcóatl é uma deidade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca, também venerada pelos toltecas e maias.
É considerada por alguns pesquisadores como a principal dentro do panteão desta cultura pré-hispânica.
Os astecas incorporaram esta deidade em sua chegada ao vale do México, no entanto modificaram seu culto, eliminando algumas partes, como a proibição dos sacrifícios humanos.....
O nome de Quetzalcóatl é composto de duas palavras de origem náuatle:
quetzal, que é uma ave de formosa plumagem que habita a selva centroamericana e cóatl, "serpente" e é usualmente traduzida como "Serpente Emplumada", "Pássaro Serpente", ou "Pássaro Serpente da Guerra".

Quetzalcoatl representa as energias telúricas que ascendem, daí a sua representação como uma serpente emplumada.
Neste sentido, representa a vida, a abundância da vegetação, o alimento fisico e espiritual para o povo que a cultua ou o indivíduo que tenta uma ascese espiritual.....
Posteriormente, passou a ser cultuado como deus representante do planeta Vênus, simultaneamente Estrela da Manhã e Estrela da noite, correspondendo, com o seu gêmeo Xolotl, à noção de morte e ressurreição.
Deus do Vento e Senhor da Luz.
Segundo fontes incertas e tradições orais, uma das representações deste deus é um homem branco, barbado e de olhos claros.
Esta representação seria uma das justificativas da teoria de que os povos indígenas, durante a conquista da Nova Espanha (Mesoamérica), acreditaram que Hernán Cortez era Quetzalcóatl.
O acadêmico multiculturalista Serge Gruzinski, analisando as crônicas do século XVI sobre a conquista do México, compartilha da crença de que os astecas realmente acharam que Cortez fosse Quetzalcóatl e essa é uma das razões pela qual os espanhóis dominaram tão facilmente a América Central.....
copiado de: http://bgbackstage.blogspot.com

Este deus é chamado de Quetzalcoatls pelos Astecas, de Kukulkán pelo Maias, e por Viracocha pelo Incas.
O significado cósmico de Quetzalcoatl como estrela matutina é deveras complexo.
Este mesmo deus reúne em si qualidades lunares, solares e astrais.
Ele não é uma entidade abstrata, mas um arquétipo sugerido por uma gama de símbolos.
É o deus do vento circulante, da fertilidade, que deve morrer para fertilizar o mundo com o seu sacrifício, mas também é o penitente que transforma a si próprio.
É o símbolo unificador e filho das divindades primordiais céu e terra e que combina o caráter inferior de serpente com o superior, da ave.
Quetzalcoatl é um deus que promove a sua autotransformação.
Ele é um deus agonizante e ressuscitado.
É também um rei herói promotor da cultura, representante do princípio da luz e dos seres humanos.
Ele funde o aspecto ocidental letal ao aspecto oriental, como estrela vespertina e matutina.
Nesta última concepção, é um símbolo de poder ascendente masculino-espiritual do céu e do sol. Por esta razão ele é ligado ao símbolo do oriente, a serpente alada, o aspecto vento-espírito. Deste modo, ele é também o deus do conhecimento e um dos seus atributos é a torre espiral ascendente.
Seu mito mostra-o como um deus enganado, vencido e fugitivo, cuja queda está associada a perda o paraíso, antiga "era do ouro" dos primórdios da civilização tolteca.
Seu pecado que o levou à destruição do paraíso e sua queda foi os excessos cometidos através da bebida e o gozo do sexo.
Seduzido pela álcool, o deus é possuído por um incontrolável anseio da morte, ao qual finalmente se entrega, desaparecendo mo mar levado por uma jangada.
Novamente aqui, o feminino mostrou-se mais forte que o Masculino, tornando-se a irmã-amante, sinistra e fatídica, que seduz e corrompe.
Depois de muito tempo de penitência, Quetzalcoatl, consegue finalmente, superar a sua ruína com o ato heróico do próprio sacrifício, surgindo então, convertido na estrela matutina. Quetzalcoatl se tornou praticamente o deus uno supremo.

copiado de:http://www.rosanevolpatto.trd.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário