22 de Setembro - Feliz Sabbat de Ostara – Quando a Terra Desperta

É o Equinócio de Primavera, momento do ano em que o Sol está diretamente acima do Equador, fazendo com que noite e dia tenham igual duração.
Ostara é celebrado no hemisfério Norte por volta de 21 de março e no hemisfério Sul por volta de 22 de setembro.
Em 2009, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 22/Set às 18h18min (Horário de Brasília).
Ostara é o primeiro dia da Primavera, também conhecido como Sabbat do Equinócio Vernal, Festival das árvores, Alban Eilir (ou a Luz da Regeneração), Ostara ou Rito de Eostre.
Desse dia em diante o dia dominará a noite, ou seja, os dias serão maiores que as noites e, a Terra explodirá com vida.
É a celebração (sabbat) da Primavera e o re-despertar de fertilidade que celebra o nascimento da vida na Terra.
É, essencialmente, um festival solar, se associa ao elemento Fogo.

Na Natureza: As folhas, caídas no inverno começam a brotar, o solo novamente se torna fértil e a vida renasce novamente com mais força.
É a estação das flores, dos animais acasalando, a doce música dos ronronados, grunhidos, mugidos, trinados de pássaros, a delícia da continuação da vida.
As aves trabalham na construção de seus ninhos e os animais jovens aparecem.
Folhas verdes surgem das árvores.
Na agricultura, assinala o tempo de plantar as sementes para que comecem os seus processos de crescimento.

O Deus: O Deus (Sol) cresce forte e voluntarioso, como um formoso animal, até transformar-se no Senhor dos Bosques (em Beltane) onde vivencia sua maturidade.
Suas forças são refletidas na vitalidade e no calor da Primavera, no crescimento das plantas e no plantio das futuras colheitas. O Deus é reverenciado no seu aspecto de Deus da Fertilidade.

A Deusa: É a época em que a Deusa desperta de seu descanso. A Deusa é uma bonita Virgem da Primavera que fertiliza a Terra com sua energia virginal.
Deusa é reverenciada no seu aspecto de Donzela.

O Deus e a Deusa: Ostara é o momento de união e amor entre a Deusa (Lua) e o Deus (Sol), pois é um período de igualdade e equilíbrio entre as forças da Natureza, e isso indica também que é o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade entre homem e mulher.
É quando o jovem Deus se encontra pela primeira vez com a Deusa, na condição de Virgem.
Esse é um período de sedução, em que a Grande Deusa e o Grande Deus começam a despertar toda a energia de atração e felicidade e esse potencial pode ser visualizado em toda a natureza pois assim, unidos , incitarão as criaturas selvagens para que se reproduzam.
Nessa data, a semente da vida está pronta para ser semeada no ventre da Deusa, a Donzela está revigorada e cheia de alegria.

Deusa Eostre: É a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.
A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
Ostara associada à fertilidade e aos grãos equivale, na mitologia grega, a Perséfone.
Na mitologia romana, é Ceres. Surge o delicado amarelo do Sol e o encantador verde das matas.
A lenda do coelho da Páscoa tem uma estreita relação com Eostre, pois um gentil coelhinho pedia favores a Deusa e em troca botava ovos, decorava-os e presenteava a Deusa com eles.
Segundo a lenda, Eostre ficou maravilhada com a beleza dos ovos e ficou tão contente que desejou que toda a humanidade pudesse partilhar de tamanha beleza e alegria.
Assim, o coelho começou a viajar por todo o mundo na época do Equinócio da Primavera, presenteando a todos com seus ovos decorados.
Por isso, os símbolos desse Sabbat são as flores e os ovos coloridos.
Esses ovos enfeitam o Altar e depois são colocados aos pés das árvores ou em vasos com plantas.

Explicando a Páscoa: Como a maioria dos antigos festivais pagãos, Ostara - Equinócio da Primavera (no Hemisfério Norte ocorre na data de 21 de março, próximo á Páscoa) foi cristianizado pela Igreja na Páscoa, que nesta ocasião celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Em inglês "Easter" é um nome derivado da deusa Eostre, (Deusa da Aurora), seusa anglo-saxã da Primavera, da ressurreição e do renascimento.
Todos os nomes estão relacionados etimologicamente com antigas palavras que significavam "amanhecer" e "sol que se eleva".
Depois, Easter passou de "sol que se eleva" para "filho que se eleva", quando foi adotado pelos costumes cristãos.
Até hoje, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, que estabelece o dia santo no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no ou após o Equinócio da Primavera!!!
(Formalmente isso marca a fase da "gravidez" da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.) A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãos, como os ovos de Páscoa e o coelho.
Os ovos, como mencionado, eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à Deusa. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias deusas lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a deusa Ostara, cujo animal era o coelho.
(O coelho é um dos maiores símbolos de fertilidade da Deusa, pois eles levam um período de 28 dias para gestarem e darem à luz os filhotes, e 28 dias é o ciclo da Lua!! )

No mundo Mágico: Quando o tempo começa a melhorar, algumas fadas boas abandonam seus refúgios invernais e se tornam mais ativas.
Elas se despojam de suas peles de inverno e adotam uma indumentária mais leve e mais de acordo com a proximidade do verão.
É época de veneração dos elfos, fadas e duendes.
Muitos duendes estão associados com a vegetação e possuem o poder da favorecê-la ou esgotá-la. Portanto, é nessa época que devemos lhes oferecer oferendas de leite, mel, nata ou manteiga. Durante este equinócio, muitos duendes de banhavam nos rios e arroios.
É prudente que os homens se mantivessem afastados desses lugares, pois caso contrário, corriam o risco desses espíritos se apoderarem deles e os afogarem nas águas.
Em Ostara é o momento propício para honrarmos a Mãe Natureza e todas suas criaturas mágicas.

Nossa magia Interior: Esse Sabbat que comemora o equilíbrio entre o dia e a noite traz os sentimentos de equilíbrio e interação, sendo o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade entre homem e mulher.
É propício para rituais de fertilidade pois é o momento em que a vida se renova.
É o momento de começos, de ação e de renascimento interior… sem amedrontar-se, sem ceder, assistidos pela herança de nossos ancestrais.
Época do amor, de promessas e de decisões, pois a Terra e a Natureza despertam para uma nova vida.
É o tempo da igualdade, o começo e da abundância de possibilidades.
Fase ideal para nos harmonizarmos, seja no amor, na profissão ou em todas as áreas da nossa vida.
Assim como a Natureza esse também é o momento de plantar e cultivarmos nossas “sementes” (metas e objetivos).
É o período de celebrar as mudanças de nosso corpo, pois nessa estação do ano ficamos mais ativos, dormimos menos, comemos menos e gastamos mais tempo ao ar livre.
Época de transição e de transformações.
Devemos viver esta fase da maneira mais produtiva possível, fazendo com que nossos projetos e desejos sejam renovados com fervor para que possam em outro momento dar frutos suculentos. Dica: Prepare um banho em água perfumada com flores para atrair o amor, a sorte e a saúde.

Celebrações: Nas ilhas Britânicas, essa festa é da Deusa celta do mar Morgana (transformada em Morgana Le Fay no ciclo arturiano).
Em algumas tradições wiccanas, as deidades da fertilidade adoradas nesse dia são a Deusa das Plantas e o Senhor das Matas.
Esta festividade está consagrada também à Dama de Avalon e as fadas.
Nesse dia, os antigos Pagãos de Europa acendiam Fogueiras nos cumes de montanhas, pois acreditavam que o brilho do fogo seria capaz de tornar a terra frutífera e manter suas casas em segurança.
O fogo aceso também tinha a intenção (simbólica) de iluminar os caminhos para que o Sol pudesse retornar à Terra.
Os aspectos da Deusa invocados nesse Sabbat são Eostre (a deusa saxônica da fertilidade) e Ostara (a deusa alemã da fertilidade).


Correspondências de Ostara:
Cores: verde, amarelo, branco.
Nomes Alternativos: Equinócio da Primavera, Easter, Dia da Senhora.
Deuses: Deuses jovens e da fertilidade e a Deusa, no seu aspecto de Virgem Primavera.
Ervas: tanchagem, lavanda, manjerona, alecrim, lilás, violetas, limão, bálsamo, madressilva, musgo de carvalho, rosas, sabugueiro, salgueiro, açafrão, narciso, junquilho, tulipa, cravos, verbena, bolota, quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, corniso, lírio-da-páscoa, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango.
Pedras: quartzo branco, quartzo rosa, ágata, lápis-lazúli, amazonita, ametista, água-marinha, hematita, jaspe vermelho, citrino.
Incensos: violeta africana, jasmim, rosa sálvia e morango.
Cores das velas: dourada, verde, amarela.
Símbolos: buquês de flores amarrados com fitas coloridas, colar de flores silvestres, sementes e pacotes de sementes amarrados com fitas, ovos pintados
Comidas e Bebidas: Os alimentos tradicionais são os ovos cozidos, os bolos de mel, cremes, leite e iogurte, pães, saladas, as primeiras frutas da estação em ponche de leite.
Na Suécia, os "waffles" eram o prato tradicional da época.

Atividades:
· Caminhar pelo campo para colher flores. Enfeitar toda a casa com elas.
· Celebrar a Natureza fazendo uma oferenda aos elementais, agradecendo pela beleza proporcionada pela Primavera.
· Plantar uma árvore ou flores.
· Fazer um jardim.
· Colorir ovos e enfeitá-los com símbolos de fertilidade.
· Levar um buquê de flores a uma nascente em homenagem ao Espírito da Primavera.

COLHENDO FLORES...
Nesse dia, os antigos europeus iam até o campo para colher flores e as levavam para casa, pois acreditavam que as flores colhidas no Equinócio da Primavera eram mágicas e, através delas, seriam capazes de conectarem a energia de toda a Natureza.
Essas flores eram secas e com elas eram feitos ornamentos para enfeitar as casas, até o festival de Ostara do ano seguinte, onde eram trocadas por novas flores, assegurando assim a continuidade de sorte, saúde e felicidade.
Ostara é o tempo da renovação, o momento ideal de passear por jardins, parques, bosques, florestas e outros lugares verdes, fazendo do passeio um verdadeiro ritual, uma celebração da Natureza e da vida.

Plantar uma árvore ou flores:
O primeiro passo é plantar uma semente que simbolize seu desejo (pesquise as correspondências).
Abençoe as sementes durante todo o ritual de Ostara e depois plante e observe atentamente seu crescimento.
A planta que cresce da semente simboliza aquilo em que você está trabalhando.
Da mesma forma que a planta dá frutos na colheita, assim seu desejo deve se manifestar na prática.

Fazendo Ovos de Ostara
A primeira e mais preservada Tradição Pagã de Ostara é a pintura e decoração dos ovos.
Os persas acreditavam que o mundo teria surgido a partir de um grande Ovo Cósmico botado pela Deusa Pássaro e fertilizado pelo Deus Sol.
O ovo simboliza a fertilidade da Deusa e do Deus, o símbolo de toda a criação.
Por essa razão os ovos são o símbolo máximo da criação e da fertilização.
Assim, os ovos coloridos são os maiores símbolos desse Sabbat e eram oferecidos à Deusa.
Ao decorá-los, estamos carregando-os com objetivos mágicos, de acordo com as cores que utilizamos.
É uma tradição também esconder os ovos; achá-los simboliza que a pessoa alcançará suas metas. Faça também o seu Ovo de Ostara, decorando-o com vários símbolos mágicos de fertilidade, proteção e boa sorte.


Simbolismo nos Ovos:
autor original desconhecido

Há muitos livros que descrevem bem o simbolismo do "pysanky" ucraniano, para não mencionar o rico simbolismo dentro da Wicca e outras tradições pagãs.
Abaixo estão alguns símbolos tradicionais usados nos ovos ucranianos, e você pode perceber que muitos desses símbolos têm significados universais.

- Circulos: Proteção, a vida eterna, continuidade e completude. O Sol, e os ciclos de vida.
- Triângulos: Os elementos do ar, fogo e água. Ou apenas fogo. A Trindade. Sol, Lua e das estrelas.
- Sol: Doador da vida, especialmente quando o Sol é visto como o Deus.
Fogo e calor, encantamento, prosperidade, boa sorte.
É o símbolo mais antigo e significativo.
- Tripés: homem, mulher e criança. Nascimento, vida e morte.
- Estrelas e Rosas: símbolos populares de pureza, vida, dá a luz, o olho de Deus, o amor de Deus pela humanidade. Também sucesso, conhecimento, beleza, elegância e perfeição.
- Nós: Normalmente representa estrelas ou as lágrimas de Maria.
- Curvas: Proteção.
- Espirais: mistério da vida e da morte, a divindade e a imortalidade.
- Cruzes: Representa as quatro direções, as quatro idades do homem, os quatro elementos, e do renascimento e vida eterna.
- Frutas : Popular no pysanky tradicionais, estes elementos eram importantes para uma sociedade que dependia dos campos.
- Peneiras: Separando o bem do mal.
- Redes e cestas: Contendo o conhecimento, a maternidade, dando vida e presentes.
- Escadas: Busca, elevando-se acima dos mesquinhos, subindo ao céu.
- Pentes: Colocando as coisas em ordem.
- Plantas: Renascimento da natureza.
- Árvores: Força, renovação, criação, unidade orgânica, o crescimento ea vida eterna.
- Folhas: Imortalidade, amor eterno ou puro, força e persistência.
- Flores: beleza, crianças, os princípios feminino da sabedoria e elegância.
- Girassol: Maternidade, a vida, o amor do Divino.
- Trigo: safra Abundância.
- Ondas: riqueza, chuva.
- Cavalos: riqueza, prosperidade, resistência, velocidade e movimento do sol.
- Carneiros: Liderança, força, dignidade e perseverança.
- Chifres: simbolizam uma forte liderança, dignidade, perseverança, mobilidade, sabedoria, maturidade, triunfo sobre os problemas.
- Patas de urso: um espírito guardião, bravura, sabedoria, força e resistência, a chegada da primavera.
- Aves: todas as espécies, são mensageiros do Sol e céu, afastando o mal, trazendo a fertilidade, a satisfação dos desejos.
- Galo: Boa sorte, masculinidade, vinda do amanhecer.
- Galinhas: Fertilidade. Pés de galinha oferecem proteção para os jovens, e orientação.
- Pés de pato: Símbolos da alma ou espírito.
- Borboletas: Subida da alma, o prazer e a frivolidade da infância.
- Aranhas: Paciência, arte, indústria, cura e boa sorte.
- Peixes: Abundância, sacrifício e regeneração.

Simbolismo das cores nos Ovos:

- Branco: Pureza, o nascimento, a virgindade, e da ignorância.
- Amarelo: Juventude, a luz, pureza, felicidade e sabedoria.
- Vermelho: A cor mais usada para paixão, amor, entusiasmo.
- Laranja: resistência, força,.
- Verde: renovação, frescor, esperança, vitória da vida sobre a morte.
- Marrom: Terra, materialidade, firmeza
- Azul: Céu, boa saúde derivados do ar.
- Roxo: Paciência, confiança.
- Preto: Memória, a eternidade, constância e morte.
A combinação preto e branco indica proteção contra o mal e o respeito pelos mortos.

Simbolismo na tradição Mágica:

- Naipe de Paus = elemento Terra, a humanidade.
- Caldeirões = renascimento e da sabedoria.
- Naipe de Copas = Taças para representar a água: a emoção, cura e adaptabilidade.
- Naipe de Espadas= elemento Ar: o pensamento claro, inteligência e aprendizagem.

As possibilidades são infinitas.
Projete nele todos os sonhos e desejos que quer ver realizados.
Coloque os ovos pintados no altar, simbolizando a fecundidade e a renovação.
Depois do ritual, presenteie os amigos, parentes e pessoas queridas com um ovo, orientando-os a colocá-los nos pés de uma planta ou árvore enquanto mentalizamos nossos pedidos e desejos.

Para fazer os Ovos de Ostara você vai precisar de:
· Ovos cozidos ;
· Tintas de várias cores, dando destaque às cores amarela,verde e branca (cores sagradas de Ostara);
· Pincéis de várias espessuras;
· Uma cesta de vime.

Pinte os ovos usando toda a sua criatividade.
Coloque neles símbolos como o Sol, a Lua, as Estrelas, as Runas, entre outros símbolos.
Se desejar, você poderá pintar símbolos que representem os seus desejos como, por exemplo, um carro, uma casa, etc.
Coloque-os na cesta de vime e então consagre os Ovos, traçando um Pentagrama sobre eles, dizendo:

Em nome da Deusa da Primavera e do Deus Sol,
Pelos poderes dos quatro elementos,
Terra, Ar, Fogo e Água,
Eu consagro estes Ovos de Ostara.

Colque-os sobre o seu Altar e deixe-os lá durante todo o seu ritual.


RECEITAS DE OSTARA:

Compota de Frutas
- Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de damascos;
- 1 xícara (chá) de uvas-passas;
- 1 xícara (chá) de ameixas-pretas;
- 1 laranja;
- 1 limão;
- 1 maçã-verde;
- 1 pêra;
- 3 canelas em pau;
- 4 cravos-da-índia;
- 2 xícaras (chá) de açúcar;
- água.
Lave muito bem sob água corrente a laranja, o limão, a maçã-verde e a pêra.
Sobre uma tábua, corte a laranja e o limão em rodelas finas.
Retire os caroços. Reserve.
Com uma faquinha afiada, descasque a pêra e a maçã e corte-as em cruz (quatro fatias cada). Retire os miolinhos onde ficam os caroços.
Numa panela média, coloque a maçã, a pêra, o limão, a laranja, as uvas-passas, as ameixas, os damascos, o cravo, a canela e o açúcar.
Adicione água o suficiente para cobrir as frutas (não exagere: não deve haver nem um pouquinho de água acima das frutas).
Misture tudo com uma colher de pau.
Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos ou até que as frutas amoleçam e a calda fique um pouco espessa.
Tome cuidado: as frutas não devem se desmanchar.
Desligue o fogo.
Deixe a compota esfriar e sirva em tigelinhas.

SORVETE DA DEUSA OSTARA
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite comum
- 4 gemas

Para o outro creme:
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 6 colheres de açúcar
- 4 claras

Ingredientes para a calda:
- 6 colheres de chocolate em pó
- 6 colheres de água e passas e ameixas picadinhas

Modo de preparar:
Faça o primeiro creme levando ao fogo, mexendo bem, mas sem ferver; tire do fogo e faça o segundo creme e misture os dois, batendo bem na batedeira.
Depois, misture a calda que é feita sem ir ao fogo; e por último, acrescente as frutas.
Antes de misturar os dois cremes, deve-se bater bem as claras em neve com o açúcar, para que não fique cheiro do ovo.
Sirva bem gelado.

Esta receita é para pedir filhos e uma primavera constante para seu relacionamento, pois os ovos simbolizam a fertilidade e Ostara é a própria primavera.
(fonte: receitas de Clara Luz) copiado do site: http://www.astrologosastrologia.com.pt

Ovos recheados:
Comer ovos no Equinócio da Primavera é o equivalente a estar ingerindo a energia PURA de OSTARA!
8 ovos cozidos;
2 xícaras de maionese;
1 colher (sobremesa) rasa de açúcar branco;
1/2 xícara de vinagre de maçã;
Tomilho fresco ou manjericão (à vontade);
Agrião (à vontade).

Coloque os ovos para serem cozidos em água fervente por mais ou menos 25 minutos.
Descasque os ovos e corte longitudinalmente.
Escave as gemas dos ovos e triture-as ou misture-as em um liquidificador com a maionese, o açúcar e o vinagre.
Bata até ficar bem cremoso.
Encha as claras cozidas (de onde escavou as gemas) com a massa, usando uma bolsa de confeiteiro ou colocando o recheio cuidadosamente com uma colher de chá.
Enfeite os ovos com o tomilho ou manjericão e decore o prato com as folhas de agrião.

Sugestão de ritual de Ostara para praticantes solitários Copiado do site:

O altar deve estar decorado com narcisos e ovos coloridos.
Os narcisos representam as primeiras flores da primavera e os ovos pintados, a fertilidade. Devem ser realizados feitiços ligados a começos, ou seja, novos amores, nova casa, novo emprego, nova vida, etc.
Prepare o seu altar de acordo com a ocasião.
Pela única vez na Roda do Ano, o caldeirão deve estar cheio de água.
Se quiser, você pode colocar algumas flores dentro também.
Perfume o ambiente com incensos de rosas, cravo, verbena, musgo de carvalho ou de flores diversas.
Coloque três velas amarelas ao redor do caldeirão.
O cálice pode estar com suco, vinho ou mesmo água.
Lance o círculo de maneira habitual e diga:

A primavera chegou, abençoada sejas! A Terra mostra a sua vida através das flores É tempo de alegria e esperança A Terra está abençoada com equilíbrio e renovação Que novas sementes desabrochem!

Acenda as velas que estão ao redor do caldeirão e diga:
Eu acendo estas velas em homenagem à Rainha da Primavera.

Lave suas mãos dentro do caldeirão e mentalize tudo o que deseja conseguir.
Sinta-se renovada e esperançosa.
Se desejar, realize algum tipo de meditação renovadora.
Depois diga:

Que as bênçãos da Deusa caiam sobre todos nós. A Terra é fértil e somos jovens. Viva a vida!

Eleve o seu cálice e diga:
É tempo de Primavera! A Roda do Ano gira mais uma vez e o Sol retorna mais uma vez.
Beba o conteúdo do cálice, fazendo uma libação aos deuses.
Festeje cantando e dançando.
No final, agradeça aos deuses pelo ritual e destrace o círculo.

Magia de Ostara para Alegria e Prosperidade:


Pegue uma pequena caixa de papelão e coloque dentro dela algumas lasquinhas de suas unhas, fio de cabelo, botão de roupa e outros elementos que sejam pessoais.
Embrulhe a caixa com um papel cor-de-rosa.
Guarde-a numa caixa maior cheia de manjericão.
Em Ostara, agradeça mentalmente a grande Deusa tudo aquilo que quer como se já tivesse conquistado.
Termine dizendo: Que assim seja e que o Bem se faça.
Mantenha as caixas durante 1 ano e 1 dia.
Ao se desfazer, agradeça a todos os amigos visíveis e invisíveis pel as dádivas e bênçãos alcançadas.

Um comentário:

  1. Querida Mirhyam!

    Ler suas palavras nos leva a uma viagem inesquecível...OBRIGADA!
    Muito bom estar aqui...muito bom te conhecer...muito bom saber que você é parte muito importante nessa caminhada...Parabéns!
    Muita Luz e Bênçãos

    Feliz Ostara!!

    Namastê!

    ;****

    ResponderExcluir