19 de Setembro - Calendário Mágico

Dia de Thot

É um sábio que, às vezes, é representado como um grande babuíno branco e outras vezes por um íbis sagrado.
Senhor da voz, mestre das palavras, ele é famoso em toda parte por seus profundos conhecimentos.
Seu espírito criativo produziu invenções o tempo todo, criou os diferentes idiomas humanos, os algarismos, o cálculo, a geometria, a astronomia, aos jogos de xadrez e de dados.
Foi ele quem criou também o primeiro calendário e a escrita (os hieróglifos, que é a escrita sagrada dos egípcios).
Durante muito tempo, os hieróglifos, constituíram um mistério indecifrável e, talvez, Thot tenha sido mesmo sábio, ao reservar certos conhecimentos secretos a alguns iniciados e escondê-los do grande público, tal parece ser o ponto de vista dos escribas (aquele cuja profissão é escrever e que gozam de consideração e poder), os únicos que conseguiam ler os sinais enigmáticos, grafados da direita para a esquerda.
O íbis é uma ave pernalta de bico longo e recurvado.
Existe uma espécie negra e outra de plumagem castanha com reflexos dourados, mas era o íbis branco ou íbis sagrado, que era considerado pelos egípcios como encarnação do deus Thoth.
Essa ave tem parte da cabeça e todo o pescoço desprovido de penas.
Sua plumagem é branca, exceto a da cabeça, da extremidade das asas e da cauda, que é muito negra.
Um homem com cabeça de íbis, era outra das representações daquele deus.
Na simbologia, o íbis representa o pássaro sagrado para os antigos egípcios, que o consideravam o inventor da escrita e o deus da sabedoria.
Está relacionado à morte, ao julgamento das almas e à espiritualidade, está também associado à lua crescente.copiado de: http://www.girafamania.com.br/

Trata-se de um deus cordato, sábio, assistente e secretário-arquivista dos deuses.
Divindade à qual era atribuída a revelação ao homem de quase todas as disciplinas intelectuais:
a escrita, a aritmética, as ciências em geral e a magia.
Era o deus-escriba e o deus letrado por excelência.
Havia sido o inventor da escrita hieroglífica e era o escriba dos deuses.
Senhor da sabedoria e da magia.
O que faz dele o patrono dos escribas que lhe endereçam uma prece antes de escrever.
"Mestre das palavras divinas".
Preside a medida do tempo: o disco na cabeça é a lua, cujas fases ritmam os dias e as noites. Representado como um íbis ou um homem com cabeça de íbis, ou ainda um babuíno.

Assim como a Lua ilumina a escuridão da noite, Thot dava ao morto fórmulas para guiá-lo de forma segura pelo Mundo dos Mortos.

AS PROFECIAS DE THOT

As profecias de Thot sobre as transformações pelas quais passaria o mundo estão registradas no LIVRO DE THOT, ou seja, um livro em forma de lâminas, o TARÔ ou TAROT.
Conta ainda a história, que Thot compreendendo que o tempo não havia chegado para os ensinamentos, colocou o livro (lâminas) em uma caixa de ouro, e esta numa de prata depois marfim, bronze, cobre e finalmente numa caixa de ferro depositando no fundo do Nilo.
Há indícios de que entre os "vasos de ouro e prata" que dizem Moisés ter trazido do Egito, por ocasião do êxodo, estavam as lâminas que compunham as paginas do livro, sendo mais tarde um dos fundamentos da Kaballah, acrescida de letras hebraicas, números e astrologia.
Cada lâmina do Livro de Thot é um compêndio de ideogramas, com conceitos universais que abrem a compreensão na busca do autoconhecimento.
Na realidade a origem do Tarô é desconhecida. Egípcios, Chineses, Indianos, Hebreus e outros povos foram indicados como os que teriam, em tempos antigos, criado essas 78 lâminas, de forte conteúdo simbólico.

copiado de: www.olhosdebastet.com.br


Basicamente, os ensinos de Thot chegaram à atualidade baseados em escassos documentos que constituem o “Kabalion” [1], “A Tábua da Esmeralda”, “Pistis Sophia”, “Corpus Hermeticum”, e alguns outros papiros.
Naturalmente que o acervo de ensinamentos de Thot estão contidos em muitos outros documentos que foram preservados e mantidos sob a guarda de Ordens Iniciáticas.
Tratam-se de documentos originais e cópias que foram preservados do incêndio da Biblioteca de Alexandria.
Entre os documentos preservados existem aqueles que deram base ao desenvolvimento da Alquimia.

De um modo geral podemos dizer que a Cosmologia Mística, a Magia[2] e a Alquimia no atual ciclo de civilização têm como base os ensinamentos de Thot.

copiado de: http://www.apocalipse.us/forum

Thot era o primeiro entre os magos do Egito, deus da Sabedoria e da Magia.
Todo praticante de Magia homenageia-no em seu dia, 19 de setembro, para obter iluminação e fé.
Homenageie Thot com os quatro elementos:
uma vela lilás (Fogo),
um incenso de Mirra (Ar),
uma ametista (Terra) e
uma taça com água.

Se possível, use a taça de cristal, mas não se preocupe se usar outra taça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário