28 deAgosto - Calendário Mágico

Festival de Ganesha

Hoje, em comemoração ao seu dia, coloque em frente a uma imagem de Ganesha, um prato com arroz e flores.
Também conhecido como “Vinayak Chaturthi” ou “Vinayaka Chavithi”, é celebrado pelos Hindus em todo o mundo como o aniversário do Senhor Ganesha.
Ocorre durante o mês Hindu Bhadra (entre o meio de Agosto e o meio de Setembro) e o maior e mais elaborado deles, especialmente no estado Maharashtra da Índia ocidental, dura 10 dias, terminando no dia “Ananta Chaturdashi”.
Para o festival é feito, 2 a 3 meses antes, um modelo em argila do Senhor Ganesha.
O tamanho desta figura pode variar entre 2 cm até mais de 7 metros.
No dia do festival, é colocada em plataformas elevadas em casas ou em tendas ao ar-livre elaboradamente decoradas para as pessoas a verem e prestarem homenagem.
O sacerdote, geralmente vestido com um dhoti e xaile encarnado em seda, invoca vida ao ídolo através da entoação de mantras.
Este ritual é chamado de “pranapratishhtha”.
Depois segue-se “shhodashopachara” (16 formas de prestar tributo).
Cocos, açúcar mascavado, 21 “modakas” (uma preparação à base de farinha de arroz), 21 “durva” (trevo) folhas e flores vermelhas são oferecidas.
O ídolo é ungido com vermilhão ou pasta de sândalo (rakta chandan).
Ao longo da cerimônia, são entoados hinos Védicos do Rig Veda e Ganapati Atharva Shirsha Upanishad e Ganesha Stotra do Narada Purana.
Swami Sivananda recomenda:
“No dia de Ganesha Chaturthi meditar nas histórias relacionadas com o Senhor Ganesha cedo pela manhã, durante o período de Brahmamuhurta.
Depois, após o banho, ir ao templo e fazer as preces ao Senhor Ganesha.
Oferecer-lhe ao coco e pudim doce.
Orar com fé e devoção para que Ele remova todos os obstáculos que você experiencia no caminho espiritual.
Reverenciá-Lo em casa também.
Podemos recorrer à ajuda de um pundit.
Ter uma imagem do Senhor Ganesha em casa.
Sentir a Sua presença nela.”
Tome novas resoluções espirituais e ore ao Senhor Ganesha para obter força interna espiritual para conseguir sucesso em todos os seus empreendimentos.

Fontes Wikipedia, Hinduism Today e About.com. Tradução do inglês por Gustavo Cunha.- copiado do site: http://www.vedanta.pro.br

No hinduísmo, Ganesha é uma das mais conhecidas e veneradas representações de deus.
Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e o "esposo" de Buddhi (também chamada Riddhi) e Siddhi.
Ele é representado como um deus amarelo ou vermelho, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato.
Em termos gerais, Ganesha é uma divinidade muito amada e frequentemente invocada, já que é o Deus da Boa Sorte a quem proporciona prosperidade e fortuna e também o Destruidor de Obstáculos de ordem material ou espiritual.
É por este motivo que a sua graça é invocada antes de iniciar qualquer tarefa (por exemplo, viajar, prestar uma prova, realizar un assunto de negócios, uma entrevista de trabalho, realizar uma cerimónia) com Mantras como:
Aum Shri Ganeshaya Namah (salve o nome de ganesha), ou similares.
É também por esse motivo, que tradicionalmente, todas as sessões de bhajan (cântico devocional) iniciam com uma invocação de Ganesha, o Senhor dos "bons inícios".
Por toda a Índia de cultura hindu, o Senhor Ganesha é o primeiro ídolo colocado em qualquer nova casa ou templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário