02 de Março - Calendário Mágico

Dia da Deusa-Mãe
A Deusa-Mãe se apresenta historicamente sob inúmeras denominações.
Suas origens remontam a tempos imemoriais, no período neolítico.
Começamos a nossa viagem no passado antigo em Çatal Höyük onde a primeira representação da Grande Mãe foi encontrada em uma gruta, datando cerca de 5750 aC.

Muitos escritores assumem que o culto à Deusa-Mãe era praticamente universal, com base em achados comuns de estatuetas femininas de terracota da idade neolítica.
Embora não se possa assumir que todas as estatuetas encontradas sejam efetivamente representações da Deusa, é também evidente que o conceito de uma Grande Deusa Mãe se associou com leões e touros, da Anatália antiga à Suméria, da Índia ao Egito, incluindo a civilização Minóica por volta de 3000 aC.
Para entendermos corretamente quem é esta Divindade, temos que voltar até os primeiros povos da Terra. Quando os povos primitivos identificaram a mulher com a Terra e associaram a existência da Terra a poderes divinos, consideraram que o poder que conspirou para que o Universo fosse criado era feminino.
Como só as mulheres têm o poder de dar a vida a outros seres, nossos ancestrais começaram a acre
ditar que tudo tinha sido gerado por uma Deusa. Os povos de neolítico e do paleolítico não conheciam Deuses masculinos.
O conceito do ato sexual como fator de fecundação inexistia, pois eles acreditavam que as mulheres engravidavam deitadas ao luar, através do poder da Grande Deusa manifestada como a Lua.
Em diversas partes do mundo a Grande Deusa Mãe é associada à Lua, já que existia um poder maior que agia entre a mulher e a Lua. Todas as religiões primais viam no poder feminino a chave para o Mito da Criação e assim o Universo era identificado como uma Grande Deusa, criadora de tudo aquilo que existia e que existiu.
Nada mais lógico para uma sociedade em processo de evolução, pois não é do ventre da mulher que todos nós saímos?
O culto a Grande Deusa remonta a Era de Touro.
Nesta época o respeito ao feminino e o culto aos mistérios da procriação eram muitos difundidos. Nas culturas primitivas a mulher era tida como a única fonte da vida, tanto que os lugares onde ocorriam os partos eram considerados sagrados e foram nestes lugares que surgiram diversos templos de veneração à Deusa.
Com o avanço da agricultura, a importância do sólo passou a ser primordial e a Grande Mãe Terra(a Deusa) se tornou o centro de culto das tribos primitvas.
As mulheres eram consideradas responsáveis pela fartura das colheitas, pois eram elas que conheciam os mistérios da criação.
As várias estatuetas femininas como as Vênus de Willendorf, de Mento
n e Lespugne, representam a sacralidade feminina e os poderes mágicos e religiosos atribuídos à Deusa nas época do Paleolítico e Neolítico. Ela esteve presente em todas as partes do mundo sob diversos nomes e aspectos: Kali na India, Ishtar na Mesopotâmia, Pallas na Grécia, Sekhmet no Egito, Bellona em Roma e assim sucessivamente.
As Grandes Deusas da Antiguidade exerciam o domínio tanto sobre o amor como sobre a guerra.

A Deusa já foi reverenciada em todas as partes do mundo sobre diferentes nomes e aspectos.
Seu nome varia, mas sempre foi venerada como o princípio feminino eterno e estático que está presente em tudo e incluso no nada.
Ela é o poder do feminino que dá vida ao mundoe fertiliza a terra.
A Deusa não está ligada somente às manifestaçõesda terra, pois ela representa as forças celestes. Ela é a dona do céu noturno , guardiã dos sentimentos, do interior da alma humana e do destino do homem.
Ela é uma presençacontínua que está além do tempo e do espaço.
Bendit
a seja!

Dia dedicado à Deusa Celta Ceadda, guardiã das fontes sagradas e das águas medicinais e de Ceibhfhionn, a Deusa Irlandesa senhora da inspiração e da criatividade, guardiã da fonte do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário