03 de Abril - Calendário Mágico

Nesta data, aproximadamente, comemorava-se na Grécia Antiga, o retorno da deusa Perséfone do Submundo, alegrando a sua mãe que desse modo atua sobre a terra para que floresça novamente.

Deméter tinha uma filha, a encantadora Perséfone.
Quando esta, num dia primaveril, despreocupadamente colhia flores, quando Hades se deu conta dela, ficou imediatamente impressionado com sua beleza e sequer perdeu tempo em cortejá-la.
Em vez disso, simplesmente a raptou e a levou para o Mundo Subterrâneo.
Lá, Perséfone ficou prisioneira.

Sua mãe, a deusa Deméter (Deusa da terra, da fertilidade, da colheita e dos cereais) ficou desesperada, percorreu a terra à procura da filha, esquecendo os seus deveres. Quando Deméter perdeu sua filha, deixou que a emoção tomasse controle, o que resultou em tempos terríveis para a humanidade. As plantas não produziam flores nem frutos, toda a natureza secou.
Zeus foi obrigado a intervir para salvar a humanidade.
Zeus envia Hermes para conversar com Hades para convencê-lo a libertar Perséfone.
Hades não poderia admitir desistir de Perséfone, mas a mensagem enviada por Hermes era para ser interpretada como uma ordem direta de Zeus.
Hades não tinha outra escolha a não ser deixar a menina partir.
Contudo, ele utilizou um truque.
Via de regra, todo mundo que comesse algum alimento nas dependências do Mundo Subterrâneo não poderia retornar à terra dos vivos.
Enquanto fingia acatar as ordens de Zeus e libertar Perséfone, Hades também enganou a menina, dando-lhe algumas sementes de romã.
Perséfone comeu-as enquanto ainda estava no Mundo Subterrâneo, portanto, ela passara a pertencer àquele Mundo.
Então Zeus decidiu que Persefone repartiria o seu tempo entre o mundo subterrâneo e mundo dos vivos.
Perséfone viveria com Hades no Mundo Subterrâneo durante quatro meses do ano e moraria com sua mãe na terra nos outros oito meses.
Perséfone tornou-se, assim, a mulher de Hades e, depois, rainha do Mundo Subterrâneo. Ela desempenhou muito bem suas tarefas como mulher (esposa) e rainha. Dizem que ela correspondeu ao amor de Hades.

Este é o mito grego da personificação do Ciclo das Estações:
Enquanto Perséfone passa 3 meses no Submundo temos o Inverno,
Nos 9 meses seguintes, enquanto ela permanece na Terra junto com sua mãe, observamos as outras 3 estações:
- A Primavera que representa o seu retorno, com uma festa de flores,
- o Verão refletindo o calor do afeto que Deméter tem por sua filha e
- o Outono onde Deméter sabe que o tempo de permanencia com filha está se esgotando, assim ela se entristece e as folhas caem. Mesmo assim, nesse período os frutos amadurecem e suprem as necessidades do homem durante o Inverno.

Reverencie Perséfone com um lindo buquê de flores, pedindo a ela, a juntamente com Deméter, que a Felicidade floresça em sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário