04 de Abril - Calendário Mágico

A festividade de Megalésia de Cibele, também conhecida como a Magna Mater (Grande Mãe) tanto na Frígia como em Roma, celebrava a chegada dessa deusa em Roma nesta data.
Em 204 a.C. Roma estava envolvida em uma grande guerra contra Anibal.
As coisas não iam nada bem para as legiões romanas.
Finalmente, os romanos enviaram uma delegação ao Oráculo de Delfos para que interpretasse seus sagrados Livros Proféticos.
Nessa passagem diz-se que os invasores estrangeiros só poderiam ser expulsos quando a Mãe do Monte Ida fosse transferida de Péssinus para Roma.
O Oráculo enviou a delegação ao rei Pérgamo na Ásia Menor onde, segundo as informações, estaria o meteorito negro que continha o espírito de Cibele.

Os pinheiros do Monte Ida, sagrado à deusa, foram utilizados na construção de um navio, e a pedra foi transportada de um santuário a outro até chegar a Roma.
Após cerca de um ano, Aníbal deixou a Itália para não mais voltar.


 Cibele, a Magna Mater, Grande Mãe e Mãe Terra, a deusa da vegetação e da fertilidade. 
Seu culto originou-se na Frígia, na Anatólia, atravessando o Mediterrêneo, até chegar em Roma. 
Cibele era representada como uma mulher madura, de seios volumosos, coroada de flores e espigas de cereais, vestida com uma túnica multicolorida e carregando um molho de chaves na mão. 
Às vezes, aparecia cercada de leões ou segurando nas mãos várias serpentes. 

Segundo a lenda, ala apaixonou-se por um jovem - Attis - que a traiu. 
Ao saber disso, ela o castigou, enlouquecendo-o. 
Em uma de suas crises de loucura, Attis castrou-se e sangrou até morrer. 
Cibele, condoída com sua morte, transformou-o em um pinheiro e de seu sangue nasceram violetas. 

Anualamente, ao chegar a primavera, Attis renascia e Cibele, feliz com seu retorno, fertilizava a Terra, enchendo-a de folhas e flores.

O templo de Cibele, em Roma, foi transformado pela Igreja Católica na atual Basílica de São Pedro, no século IV, quando uma seita de cristãos montanheses, que ainda veneravam Cibele e admitiam as mulheres como sacerdotes, foi declarada herética, sendo abolida e seus seguidores queimados vivos.


copiado de Teia de Thea


Nenhum comentário:

Postar um comentário