30 de Abril - Calendário Mágico

As cerimônias da Noite de Walpurgis têm suas origens em tradições pagãs realizadas para celebrar a chegada da Primavera.
O evento ocorria na noite de 30 de abril, quando milhares de fogueiras eram acesas na Alemanha, Inglaterra e em todos os paises escandinavos.
Durante a Idade Média surgiu a lenda de que um grupo de feiticeiras, habitantes das montanhas do Harz na Alemanha Central, aproveitava essa data para celebrar rituais em homenagens aos seus deuses.


WALPURGISNACHT - O festival de Walpurgis, uma noite de festa e trevas.

Nas nove noites de 22 até dia 30 de Abril, é relembrado o auto-sacrifício de Odin pendurado na Árvore do Mundo Yggdrasil.
Na nona noite (30 de Abril, Walpurgisnacht) ele resgatou as Runas, e simbolicamente morreu por um instante.
Neste momento, toda a luz entre os 9 mundos foi extinguida, e o caos reinou.
No último toque na meia-noite, ele renasceu e tudo voltou ao normal.

Walpurgisnacht (”noite de Walpurga), quando eram acesas fogueiras e realizados rituais de purificação dos resíduos do inverno e de renovação da terra.
Apesar de fazer parte do calendário agrícola europeu, reminiscência dos antigos ritos de fertilidade pagãos, Walpurgisnacht foi caracterizada como “noite das bruxas”, na qual elas montavam em suas vassouras e voavam para as orgias realizadas na montanha Broken, na região alemã de Harz, antigo ocal sagrada da Mãe Terra teutônica.
A antiga comemoração de Walpurgisnacht representava a transição das vicissitudes do inverno (afastadas pelo calor das fogueiras e das danças) para os alegres desfiles de crianças e moças enfeitadas de flores e a bênção dos casais.
Existe uma dualidade entre as celebrações noturnas de 30 de abril (com encantamento para afastar o inverno e as tempestades e garantir a fertilidades vegetal, animal e humama) e a leveza primaveril das festas do dia seguinte.

Realça-se, assim, a dulpa natureza da Deusa: sombra e luz, morte e vida.
Por ser um momento mágico de transição, quando as barreiras entre os mundos tornam-se permeáveis, era possível na noite de Walpurgis “enxergar no escuro”, ou seja, ter visões, receber presságios ou comunicar-se com o “outro mundo” (dos ancestrais, seres da Natureza e elementais).

Às vezes, essa transição do inverno (morte) para a primavera (renascimento) era ritualisticamente encenada, como uma batalha entre o Rei ou a Anciã do Inverno (perdedores e em farrapos) e o Rei ou a Rainha de Maio, vencedores e vestidos com folhagens e flores. Enfatizava-se, assim, a energia de renovação, de fertilidade, beleza e alegria.

Data do Hemísfério norte baseada na mudança das estações.

Copiado do blog "Janela de Minh'Alma" : http://flaviasilva.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário