18 de Abril - Calendário Mágico

Ramanavami - Festival em homenagem ao grande deus Rama (a 7ª encarnação de Vishnu) e à deusa Sita

Onde é comemorado o nascimento de Rama ou Ramachandra.
Em algumas partes da Índia, é um festival de nove dias, coincidindo com a Vasanta Navaratri.
Esta é uma ocasião para uma grande festa especialmente para os Vaishnavas que festejam-no com a devida solenidade por todo o país.
Os textos antigos estabelecem o jejum neste dia, e acredita-se que quem não o fizer, irá para o pior inferno.
Também é dito que Rama satisfaz os desejos de todos aqueles que rezam para ele neste dia.
Os devotos começam o dia com o culto matinal, com abluções, cantam mantras védicos dedicado a Vishnu, e oferecem flores e frutas para o deus.
As pessoas mantêm o jejum ao longo do dia, quebrando-o apenas à meia-noite com frutas.
Em algumas partes da Índia, especialmente Bihar e Uttar Pradesh, as reuniões (satsangs) são organizadas para comemorar o nascimento de Rama.
Sitações retiradas do Ramacharitamanas, exaltando a glória de Rama, são recitados.
Pessoas de todas as castas e credos participam destas reuniões para ouvir as histórias e as suas explicações oferecidas para os ouvintes.
Ramanavami reúne pessoas de diferentes castas.
Desde tempos imemoriais, foi especificado que todos deveriam celebrar este festival, talvez com a intenção de liberar as tensões sociais que existiam, devido ao sistema de castas.
Com o declínio da rigidez entre as casta, este festival é comemorado hoje para cantar a glória de um grande herói mítico que é uma fonte de inspirações divinas. Ayodhya é o foco de grandes celebrações. Uma grande feira é organizado por dois dias.Ratha yatras ou “procissão de carruagens” de Rama e sua esposa Sita, irmão Lakshmana e o devotado Hanuman, saem a partir de muitos templos.
Hanuman é venerado pela sua firme devoção a Rama, e seu culto constitui uma parte importante das celebrações Ramanavami.
Pessoas mantêm-se acordadas por todas as nove noites, em antecipação ao aniversário de Rama.Elas cantam hinos em louvor dele e colocam sua imagem em pequenos berços de pedra para comemorar o seu nascimento.
Um destaque especial fica por conta do puja que é realizado na manhã seguinte como agradecimento.
Embora o culto público de Rama seja de origem recente, o seu culto dentro da família indiana remonta à era pré-cristã.
A comemoração de Ramanavami foi considerada uma das cinco mais importantes comemorações dos tempos antigos.
O Ramachandrika e Vratarka afirma expressamente que todos são obrigados a respeitar esta data, por ser o único meio de salvação e felicidade mundana.Isto inclui membros das castas mais baixas e pessoas sem casta, que normalmente, não são autorizadas a observar rituais religiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário